Quem não se lembra da nossa heroína na vitória nos pênaltis contra a Austrália nos Jogos 2016? E do goleiro Weverton, que sofreu apenas um gol em toda as Olimpíadas e pegou o último pênalti contra a Alemanha? As camisas das duas muralhas e a bola de futebol usada nas penalidades do jogo que garantiu o ouro para o Brasil estarão no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Até dezembro os visitantes poderão conferir esses itens e aproveitar para visitar a exposição temporária “O Futebol Nas Olimpíadas”. Nesse período, a camisa do Rei Pelé da Copa de 70, que faz parte da exposição principal do Museu, estará guardada, pois todo ano a camisa deve passar por um processo de descanso e higienização.
Faz parte da programação cultural do Museu no mês de novembro a 7ª Edição do Festival Cinefoot. O único festival de cinema de futebol do Brasil acontecerá entre os dias 29/11 e 03/12. A abertura será no dia 29, às 20h com a exibição de “Barba, Cabelo e Bigode”, de Lucio Branco – filme premiado na Edição do Festival Cinefoot 2016 no Rio de Janeiro. Ao longo do Festival haverá a tradicional “Sessão Dente de Leite” – curtas-metragens voltadas para o público infanto-juvenil. O encontro do MEMOFUT e o Festival Cinefoot têm entrada gratuita e acontecerão no Auditório do Museu do Futebol.
Segue em cartaz, na primeira sala expositiva do Museu, a mostra do projeto “Portas Abertas para a Inclusão” do Instituto Rodrigo Mendes (rm.org.br), que promove a inclusão de crianças e jovens com deficiência por meio da educação física. A exposição é composta por fotografias de Pat Albuquerque capturadas em escolas públicas de capitais brasileiras que receberam o projeto.
Para estacionar na Praça Charles Miller, onde está localizado o Museu do Futebol, é necessário o uso de Zona Azul. Atualmente é possível comprar Zona Azul por meio de aplicativos para smartphones, evitando assim a compra de folhas a preços não oficiais. Mais informações sobre o Zona Azul Digital podem ser adquiridas no site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
PROGRAMAÇÃO
Cine Museu
29/11 a 03/12
7ª Edição do Festival CINEFOOT
Local: Museu do Futebol – Auditório Armando Nogueira, capacidade 174 lugares + 04 cadeirantes
Descrição: O Cinefoot, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, apresenta no Museu do Futebol sua 7ª Edição. A programação contará também com a “Sessão Dente de Leite”, curtas-metragens voltadas para o público infanto-juvenil.
Entrada Gratuita.
Programação atualizada: www.cinefoot.org
Programação:
29/11 – Sessão de Abertura / Competitiva I
Horário – 20h
Filme – Barba, Cabelo e Bigode (Dir. Lucio Branco. Doc. 120 min. Brasil, RJ, 2016. Livre)
Sinopse: Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei Conceição iniciaram as suas carreiras em meados dos anos 1960, num momento histórico de forte repressão política no país. Originalmente na condição de companheiros de uma consagrada geração de craques do Botafogo, não abriram mão da liberdade, justo quando a ditadura militar decidiu convocar a si própria para também entrar em campo.
30/11 – Sessão Dente de Leite
Horário – 10h às 16h
Filme – a definir
30/11 – Sessão Competitiva II
Horário – 18h30
Filmes – Espectadores – (Grã Bretanha / 4 min. / 12 anos)
Fanáticos – Santo André – Esquerdinha – (Brasil / 6 min. / 12 anos)
Guerreiros – (Alemanha / 95 min. / 12 anos)
30/11 – Sessão Competitiva III
Horário – 20h30
Filmes – Jogo Truncado – (Brasil / 13 min. / 12 anos)
Ivair – (Brasil / 84 min. / 12 anos)
01/12 – Sessão Dente de Leite
Horário – 10h às 16h
Filme – a definir
01/12 – Sessão Competitiva IV
Horário – 18h30
Filmes – Fanáticos / Vanessa – (Brasil / 6 min./ 12 anos)
Na Lateral – (França / 15 min. / 12 anos)
Sunakali – (Nepal / 51 min. / 12 anos)
01/12 – Sessão Competitiva V
Horário – 20h30
Filmes – Fanáticos-Língua – (Brasil / 9 min. / 12 anos)
1976 – O Ano da Invasão Corinthiana – (Brasil / 80 min. / 12 anos)
02/12 – Sessão Dente de Leite
Horário – 10h às 16h
Filme – a definir
02/12 – Sessão Especial / TV dos Clubes
Horário – 16h
Filme – a definir
02/12 – Sessão Competitiva VI
Horário – 18h30
Filmes – Dois Pés Esquerdos – (Itália / 6 min. / 12 anos)
Uma Maravilhosa Época Fálida – (Itália / 80 min. / 12 anos)
02/12 – Sessão Competitiva VII
Horário – 10h30
Filmes – Vídeo Arte Timelapse SP – (Brasil / 9 min. / livre)
Palmeiras – O Campeão do Século – (Brasil / 80 min. / 12 anos)
03/12 – Sessão Competitiva VIII
Horário – 17h
Filmes – A Culpa é do Neymar – (Brasil / 11 min. / 12 anos)
Bola Pra Seu Danau – (Brasil / 6 min. / 12 anos)
Miller & Fried – As Origens do País do Futebol – (Brasil / 80 min. / 12 anos)
03/12 – Sessão Encerramento
Horário – 19h
Filmes – Comercial F.C. – A Equipe Fantasma – (Brasil / 10 min. / 12 anos)
Adeus, Geral – (Brasil / 42 min. / 12 anos)
Exposições Temporárias
Exposição “O Futebol nas Olimpíadas”
Duração: até 30 de dezembro de 2016
Horário: horário de funcionamento do Museu
A exposição reconta a trajetória do torneio olímpico de futebol, presente nos Jogos como modalidade demonstrativa em 1900 e competitiva a partir de 1908, com a participação do torneio feminino somente 88 anos depois. A mostra traz cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos Modernos, um passeio visual pelas formas gráficas em 120 anos de história, e uma homenagem, na fachada do Estádio do Pacaembu, a 27 atletas olímpicos brasileiros de diversas modalidades.
Exposição fotográfica “Portas Abertas para a Inclusão”
Duração: 05 de outubro a 11 de dezembro de 2016
Horário: horário de funcionamento do Museu
Descrição: A mostra revela cenas do projeto “Portas Abertas para a Inclusão” do Instituto Rodrigo Mendes (rm.org.br) através de imagens da fotógrafa Pat Albuquerque capturadas em escolas públicas de 12 capitais brasileiras que receberam o projeto. Realizado desde 2012 em parceria com o UNICEF e a Fundação FC Barcelona, o projeto tem o objetivo de promover a inclusão de crianças e jovens com deficiência por meio da educação física para que todos joguem juntos, independentemente de suas condições. O “Portas Abertas para a Inclusão” já impactou 260 escolas públicas, 780 educadores e cerca de 60 mil alunos. Além das fotografias, a exposição conta com áudio-guia especial para visitação, material com os recursos em Libras e áudio-descrição, e exibição de 12 vídeos que mostram, na prática, como foram realizadas as atividades em cada escola.
ATENÇÃO: PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES DE HORÁRIOS EM RAZÃO DE JOGOS NO ESTÁDIO DO PACAEMBU. CONFIRA OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO NO SITE DO MUSEU DO FUTEBOL: museudofutebol.org.br
CONFIRA TAMBÉM:
Programação de Atividades Educativas do Museu do Futebol: museudofutebol.org.br/visite/agenda/
MUSEU DO FUTEBOL
Endereço: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h (Bilheteria até as 16h).
Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (bilheteria até as 17h)
Ingressos: R$ 9,00 | Meia-entrada: R$ 4,50 | Entrada gratuita aos sábados.
*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para smartphones (vide site da CET).
*Conferir o horário de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu e a programação de atividades educativas e culturais no site www.museudofutebol.org,br