Em Busca de Um Novo Mundo, de Beatriz de Carvalho

beatriz-de-carvalho-05 

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, considerando as constantes mudanças sociais, políticas e ambientais pelas quais nosso mundo vem passando, apresenta a mostra de Beatriz de Carvalho, contendo 21 ilustrações, em Batik, arte milenar do Oriente que é realizada mediante meios oferecidos pela natureza, além de esculturas executadas pela técnica da colagem/papietagem. A exposição terá início dia 9 e término dia 29 de outubro de 2014.

A narrativa transcorre de maneira didática e visa a conscientização dos jovens diante do problema ambiental, o nascimento, a perda e a restauração da harmonia entre os seres vivos, integrados no meio ambiente.

Reforçando a importância dos laços entre os seus pares e demonstrando a teia de vida existente na natureza, a mostra versa sobre as mais variadas áreas do conhecimento humano, passando pela  Ecologia, Filosofia, Sociologia, Cultura, Mitologia, traçando os rumos da Sociedade Humana dentro do organismo Planetário do qual fazemos parte.

Beatriz cria uma Mitologia rica e original, em um cenário fictício coeso e bem engendrado; extremamente original dentro de sua proposta metafórica e paralelista. O público é convidado a visitar esse mundo fantástico, e a tirar suas próprias conclusões e identificações sobre os valores humanos passados na obra. Os medos, anseios e perspectivas coletivas do ser humano diante do futuro que nos aguarda movem a idéia da artista, que coloca nossa relação com a natureza como pauta nessa investigação sobre a psique humana.  A “trama” da obra mostra a necessidade de eliminar toda forma de degradação, visando a conscientização ecológica, o resgate social e os valores básicos para o convívio em comunidade.

A artista pinta a continuidade do que é natural, não apenas com o uso de matérias recicladas, que demonstram o processo de mudança da matéria, mas também pelo olhar puro e sensível. Materializando o que é imperceptível, qual magnífica e esplendorosa obra da mãe natureza.

Alguns dos conceitos fundamentais buscados pela artista se concentram na conscientização das futuras gerações quanto ao dever do cuidado com o nosso planeta e no incentivo a uma educação socioambiental mais condizente com a nossa realidade.

O diferencial do projeto é a tentativa de proporcionar a interação de uma experiência estética sensível da arte de Beatriz de Carvalho associada à ciência da Natureza e à transmissão de valores éticos para uma educação ambiental.

Serviço:

Vernissage: 9 de outubro de 2014, das 19 às 22 horas

Exposição: 10 a 29 de outubro de 2014

Horário de funcionamento: das 10 às 19 horas

Endereço: Rua Alemanha, 221, Jardim Europa

Contato para imprensa: Viviane Nunes Comunicação

Eduardo Roth (11) 2925-0339

viviane@vivianenunes.com.br vivianenunes.comunicacao@hotmail.com

Fonte: Mube Art