EDUCAÇÃO MUSEAL: quinto VOLUME DE SÉRIE DE LIVROS DIGITAIS ESTÁ DISPONÍVEL

O Museu Histórico Nacional já disponibilizou para download o último volume da coleção “Educação museal: conceitos, história e políticas”.

O quinto volume da série de livros digitais acessíveis tem como tema “Educação museal e cibercultura & Acessibilidade em museus e educação”, para baixá-lo, acesse a Biblioteca Digital.

Organizada por Andréa Costa, Fernanda Castro e Ozias Soares, a proposta da série é contribuir para a difusão do conhecimento em educação museal e para a formação individual e coletiva dos profissionais e gestores da área. Os textos têm perfil didático e indicações de pesquisa e continuidade de estudos.

O volume I trata da “História da Educação Museal no Brasil” e da “Prática político-pedagógica museal”, contando com autores do Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Sul e de Maputo (Moçambique).

No volume II são tratados os temas “Educação Museal: gestão, financiamento e reconhecimento da função educativa dos museus” e “A questão da profissionalização da educação museal”.

O volume III traz debates em torno da “Sistematização da Educação Museal: planejamento, registro e avaliação de ações” e sobre “Teoria educacional, formação, pesquisa e comunicação na Educação Museal”.

No volume IV, há textos sobre “Museologia social, decolonialidade e Educação Museal” e “Relações entre museu e sociedade: escolas, comunidades e a diversidade de públicos”.

A série se encerra com o volume V, que reúne diversos autores com perfis e perspectivas teóricas e práticas do Brasil, da América Latina e África.

Fonte: Ascom/MHN