Durante dois dias o clima de festival vai tomar conta do Museu da Casa Brasileira

Durante dois dias o clima de festival vai tomar conta do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Realizado em parceria com a Floristas Produções, a 2ª edição do Mercado Manual contará com mais de 70 expositores que apresentarão produtos e serviços autorais que abrangem itens para a casa, fotografias, joias, acessórios, sapatos, bolsas, papelaria, moda, saúde e bem-estar. Com entrada gratuita, o evento reúne apresentações musicais, atrações infantis, oficinas e gastronomia nos dias 29 e 30 de abril, das 10h às 20h.

Idealizado para valorizar e divulgar o trabalho da comunidade de artesãos, além de incentivar o empreendedorismo e a criatividade, o Mercado Manual traz nomes do universo da moda como a joalheira Camila Sarpi, que combina materiais clássicos como ouro, prata e pedras com madeira. Também poderão ser vistas roupas com fibras naturais e pigmentos extraídos de plantas idealizados pela estilista Flavia Aranha, ou acessórios, sandálias de corda e alpargatas estampadas, da designer Manuela Amaral Rodrigues. O público também poderá conhecer velas naturais feitas de cera de soja e aromatizadas com essências naturais.

Atividades para crianças e outras atrações
Das atrações infantis, o destaque vai para o projeto Brinquedo Erê Lab, que convida crianças a desenvolverem um brinquedo com o tema “A criança, o futuro e a cidade” nos dois dias do evento. São objetos de pequeno, médio e grande porte; brinquedões com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano.

Além disso, haverá programação musical, oficinas de estamparia ecológica, tricô e arranjos florais. O público também poderá degustar de produtos locais como quitutes e comidas variadas na pracinha gastronômica do festival.

As informações completas estão disponíveis no site www.mcb.org.br e www.redemanual.com.br.

PROGRAMAÇÃO MERCADO MANUAL
29 e 30 de abril, das 10h às 20h – Entrada gratuita

Expositores
Camila Sarpi, A Figurinista, Catarina Mina, Flavia Aranha, Cosi Home, Okan, A Compoteira, A Sacoleira, Amuse, Ana Gern, Beatriz Losso, Bordados de Passira,  Cabana Crafts,  Carolina Peraça, Cheers, Coletivo Casa Viva, COMAS, Cristina Kim, CuiCui, Cumbuca, Deli Jewls, Drê Magalhães, Falafeando, Fatte a Mano, Feixe Acessórios, Flavia Del Pra, Flux, Fora de Série, Frida e Mina, Gandaia, Gui-Bonfim, Helo_Galvão, ll Casalingo, Iracema, Juliana Bolinni, Juliana Vomero, Laura Mallozi, Le Soufle, Lolo, Majane, Maria Fernanda Chadad, Maria Nuvem, Maria Sublime, Matto, Moa Estúdio, Narural Cookies, Nhoc Nhoc, Oh Lord Intimates, Patricia Carvalho, Paula Juchem , Piracaianas, PP Acessórios, Primeira Folha, Priscila Pini, Queijo com Sotaque, Raros Fazedores de Chocolate, Rita Retz, Sal do Beija Flôr, Santo Sabão, Senõrita Galante, Sohá, Thabata Plaper, Toco Oco, Tradicional Cuscuz Paulista, Tucum, Tupã, Val Grywacz, Vela Made In SP, Verdin, Vitoria Pães e Vittoria Magnolia.

Sexta-Feira, 29 de abril
11h – A camisa do Pai: Reinventando e Reciclando
12h15 – Pulseira de bordado de contas no tear
14h15 – Estamparia com carimbo de madeira
14h30 – Tricô na Praça
18h30 – Marcelo Monteiro Jazz
O dia todo – Brinquedos Erê Lab

Sábado, 30 de abril
10h30 – Impressão Botânica – Estampa ecológica em echarpe
11h – Yoga Live – pratica de yoga + DJ + baixista
14h – Arranjos Florais
14h30 – Oficina de crochê por Coletivo Agullha
15h40 – Tabuas de Madeira
17h – Projeto Ondina (harpa, oboé e dj)
O dia todo – Brinquedos EreLab

Sobre a rede Manual
A Manual é uma rede que reúne e empodera pequenos empreendedores e novos criadores, propiciando ambientes de negócios, educação e relacionamento. Trata-se de uma ferramenta que incentiva e ressignifica o artesão, o autor, o criador. Composta principalmente por mulheres, a rede acredita no poder do feminino como agente de mudança que se dedica a fazer um futuro melhor com as próprias mãos. A Rede Manual se estabelece e se relaciona em eventos físicos, como Mercado Manual, em oficinas e no site www.redemanual.com.br.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira (MCB) é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que  dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

Mercado Manual
29 e 30 de abril, sexta e sábado das 10h às 20h – Entrada Gratuita
Acesse a programação completa nos sites www.mcb.org.br e www.redemanual.com.br

Local: Museu da Casa Brasileira – (11) 3032-3727
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
www.mcb.org.br   

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 7 e R$ 3,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos. Gratuito aos sábados, domingos, feriados e aberturas noturnas
Durante o Mercado Manual, a entrada é franca
Acesso a pessoas com deficiência | Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 / agendamento@mcb.org.br

Fonte: SEC