Dia dos Namorados na #CulturaSP: “É Dia de Museu com o Crush”

No Dia dos Namorados, os apaixonados – ou quem está a fim de encontrar a cara-metade –  vão ganhar ainda mais opções para aproveitar a data. A campanha “É Dia de Museu”, criada pela Secretaria da Cultura do Estado para apresentar ao público a diversidade da programação dos museus paulistas, entra no clima e ganha um novo mote: “É Dia de Museu com o Crush”.

Para o dia 12 de junho, o site oficial da ação – www.cultura.sp.gov.br/diademuseu – está de cara nova e traz dicas de passeios e presentes para aproveitar a data de maneira original e divertida, mas sem perder o romantismo. E para ajudar os corações apaixonados (e o cupido também), a 99 vai apoiar a ação com o cupom 99DIADEMUSEU, que dará 30% de desconto (limitado a R$10,00 por corrida) a quem solicitar até duas corridas, das 9h às 18h, na categoria Pop com destino aos museus da Secretaria da Cultura na capital. O cupom é válido para pagamento com cartão de crédito cadastrado ou PayPal. Para usá-lo, basta inserir o código na seção “Cupom de Desconto” do aplicativo.

A partir da proposta de oferecer novas experiências aos visitantes, o site do “É Dia de Museu com o Crush” reúne sugestões de presentes das lojinhas dos museus, restaurantes e cafés que ficam nas instituições e até jardins ontem podem ser feitos piqueniques. Quem está sozinho, mas quer uma forcinha para encontrar seu crush no museu, pode fazer o teste desenvolvido especialmente para a ação, também disponível no site e nas mídias sociais da Secretaria da Cultura (@culturasp). Os museus que fazem parte do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) também participam com sugestões de atividades.

Posteriormente, o site será atualizado tanto com as atividades que já fazem parte do calendário dos museus quanto com as informações das próximas edições da campanha “É Dia de Museu”.

Destaques da programação

Dentre os destaques na data, está a gratuidade do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) entre os dias 12 e 17 de junho. É uma boa chance para conferir a programação do Maio Fotografia 2018, com exposições, seminários e oficinas. Já no Museu da Casa Brasileira, os românticos ganham espaço com a “Oficina na Calçada – A Casa Estampada”, no dia 12, das 11h às 12h30, que vai ensinar a técnica da serigrafia a partir da foto de um casal visitante do museu.

Nada como um tranquilo passeio a dois em um jardim. Seis museus da capital (Museu Afro Brasil, Museu da Imigração, Casa das Rosas, Museu Catavento, Museu da Casa Brasileira e Museu de Arte Sacra) e dois no interior (Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão e o Museu Casa de Portinari, em Brodowski) possuem jardins muito procurados para ensaios fotográficos pré casamento. Alguns deles permitem a realização de piqueniques:Museu da Imigração, Museu Catavento, Museu de Arte Sacra e Museu Felícia Leirner.

Há também uma seleção especial de peças dos acervos dos museus que inspiram – ou são inspiradas – no amor. O Museu da Imigração, por exemplo, tem cartas do italiano Manuel Rodrigues Lama escritas em 1915, contando para sua esposa os detalhes da vida no Brasil. Já o Museu Afro Brasil é conhecido por suas esculturas e quadros que inspiram muitos casais na confecção de topos de bolos de casamento, os famosos “noivinhos”. E falando em casamento, no site do Museu Índia Vanuíre, sediado em Tupã, é possível conferir um vídeo de uma cerimônia tradicional da cultura Krenak, da Terra Indígena Vanuíre.

Não faltam dicas de presentes nas lojas dos museus: da gravura de Frida Kahlo no MIS-SP, passando por semijoias inspiradas no acervo do Museu de Arte Sacra, a seleção destacada pela campanha “É Dia de Museu com o Crush” atende todos os gostos e bolsos, com livros, canecas, cadernos, artesanato e até pó de café com blend especial do Museu do Café, em Santos.

Por fim, que tal um almoço ou lanche especial no museu? Boas sugestões não faltam: os restaurantes Santinho (Museu da Casa Brasileira), Flor Café (Museu do Futebol), Caffé Ristoro (Casa das Rosas), Cantina do Museu da Imigração, Cafeteria do Museu do Café e o Lualê, do Museu Felícia Leirner, oferecem um cardápio variado para os visitantes.

Museus da Secretaria da Cultura do Estado participantes

Na capital

Casa Guilherme de Almeida
Casa Mário de Andrade
Casa das Rosas
Museu Afro Brasil
Museu Catavento
Museu da Arte Sacra
Museu da Casa Brasileira
Museu da Diversidade Sexual
Museu da Imagem e do Som – MIS-SP
Museu da Imigração
Museu da Língua Portuguesa (ações extramuros e no ambiente digital)
Museu do Futebol
Paço das Artes (no MIS-SP e na Oficina Cultural Oswald de Andrade)

No interior e litoral

Museu do Café – Santos
Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão
Museu Índia Vanuíre – Tupã
Museu Casa de Portinari – Brodowski

Sobre “É Dia de Museu”

Lançada no Dia Internacional dos Museus (18 de maio) deste ano, a campanha “É Dia de Museu” engloba todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e os que integram o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). A iniciativa contempla estratégias no ambiente digital, com site permanente – www.cultura.sp.gov.br/diademuseu – e programação especial nos museus da rede ao longo do ano. O objetivo da campanha é inspirar e cativar as pessoas a buscarem novas experiências a partir da programação e dos serviços oferecidos pelos museus.

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de mobilidade urbana fundada em 2012, agora faz parte da DiDi Chuxing. A empresa conecta mais de 300 mil motoristas a 14 milhões de passageiros em mais de 500 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece três tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o Brasil, e o 99Top, serviço premium de táxis de luxo oferecido em São Paulo. http://www.99app.com/

Fonte: SEC