Dia do Museólogo é comemorado hoje (18) no Brasil

Hoje (18), comemora-se o Dia do Museólogo no Brasil. Profissão regulamentada em 1984, o dia nacional foi instituído em 2004, por meio de decreto presidencial, como reconhecimento pelo papel fundamental do museólogo para o fortalecimento da cultura brasileira.

“Em tempo de festa, às vésperas do Natal e do novo Ano, o Brasil nos convida a reconhecer e destacar o profissional da Museologia”, congratula-se o presidente do Ibram, Angelo Oswaldo, em mensagem enviada aos museus brasileiros.

“Com entusiasmo, o Ibram celebra a data e se dirige a cada Museólogo, na certeza de que a contribuição oferecida aos museus brasileiros é resultado de qualificada formação e esforço singular, em apaixonada adesão aos desafios da tarefa”, conclui.

A 1ª Região do Conselho Regional de Museologia (BA) lançou Carta Manifesto em torno da data. “Passados 10 anos de ações concretas, envolvendo instituições e profissionais de diferentes partes do Brasil e do mundo, percebemos que avançamos. Entretanto, ainda falta muito para dignificar os profissionais museólogos”, explica o documento, convocando os museólogos para se manifestarem por melhores condições de trabalho em 2014, quando se completam 30 anos da regulamentação da profissão. Leia o manifesto.

Texto: Ascom/Ibram