Departamento de Proteção ao Patrimônio de Bauru realiza Café Cultural Colaborativo no Museu Ferroviário

Nesta quarta-feira (5), a partir das 15h, acontece no Museu Ferroviário Regional de Bauru a primeira edição do Café Cultural Colaborativo, realizado pelo Departamento de Proteção ao Patrimônio (DPP) da Secretaria de Cultura. O evento é para convidados, e contará com apresentações das principais ações realizadas na Pinacoteca – Casa Ponce Paz, Museu Histórico e Museu Ferroviário.

O objetivo é reunir parceiros, amigos e pessoas interessadas na área da preservação, além de estabelecer contato e compartilhar ideias e horizontes com parceiros e apoiadores das ações das instituições museológicas, como professores, memorialistas, pesquisadores, artistas e empresas parceiras.

Durante o evento serão apresentados os principais projetos para 2020 e quais diretrizes estão estabelecidas para o futuro. “Queremos ouvir o que essas pessoas estão pensando e fazendo com objetivo de trocar ideias e fazer parcerias”, ressalta Luiza Barbosa, museóloga do Museu Ferroviário.

Rasgo de ferro

Na ocasião, haverá a inauguração da escultura “Rasgo de Ferro”, do artista visual Victor Harabura, desenvolvida com verba do Programa de Estímulo à Cultura de 2018.

A obra foi criada a partir do elemento principal de desenvolvimento da cidade – o trilho de trem – e retrata a sobreposição cultural que recaiu sobre os indígenas. Segundo Harabura, o objetivo da escultura é que as pessoas possam compreender como a expansão cafeeira foi importante para a cidade, mas, por outro lado, maléfica e responsável pela extirpação de um povo tão significativo e representativo nesta região.

A escultura foi desenvolvida por meio de entrevistas e visitas em campo na reserva indígena Araribá. Os grafismos foram entalhados nos dormentes da linha a partir dos dados coletados com anciãos das etnias Kaingang, Guarani e Terena.

O artista Victor Harabura, natural de São Paulo, é graduado em história e artes visuais. Vive na cidade de Bauru há quatro anos e vem participando das principais exposições da cidade e do estado, ganhando prêmios e se destacando no circuito artístico com suas esculturas.

SERVIÇO:

Café Cultural Colaborativo

Dia 05/02, a partir das 15h

Auditório do Museu Ferroviário Regional de Bauru

Endereço: Rua Primeiro de Agosto, s/n quadra 1 – 36 (ao lado da Estação Ferroviária Central ), Bauru/SP.

Fonte: Prefeitura de Bauru