Crianças são curadoras de mostra no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

Um grupo de crianças de 6 e 12 anos de idade assina coletivamente a curadoria da nova exposição do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), intitulada “Desbravando o acervo”, que permanecerá em cartaz até o dia 3 de agosto, com entrada gratuita.

Em uma dinâmica coletiva, as crianças fizeram a curadoria das obras que pertencem ao acervo permanente do museu, que dialogam com a mostra “Floresta encantada — seres e saberes”, da artista sul-matogrossense Ana Ruas, que também está em exposição no museu, na sala 2.

A exposição é resultado do projeto “Desbravadores do acervo”, desenvolvido com intuito de aproximar o público infantil do Macs e estimular o interesse das crianças pelo rico mundo das artes visuais. Desta forma, durante quase um mês, o museu tem promovido uma série de atividades lúdicas e educativas, por meio de jogos, brincadeiras e muita conversa, que instigam, motivam e desafiam a criatividade e o gosto por aprender dos pequenos.

De acordo com a presidente do Macs, Cristina Delanhesi, a ideia foi permitir o contato das crianças com os bastidores da instituição, envolvendo, ainda, a conquista de um grande desafio: a realização uma exposição com a curadoria inédita das crianças.

Nas oficinas de curadoria infantil, uma turma composta por dez curadores mirins, na faixa etária de 6 a 12 anos, pôde entender toda a operação do museu, desde a preparação da reserva técnica até a elaboração da exposição em si.

À frente da curadoria, vivenciaram também a função de criar uma narrativa para unir as obras com o público. As atividades foram conduzidas pela artista visual e educadora Laura Mattos, coordenadora do educativo do Macs.

Felipe Serto, de seis anos, é um dos “desbravadores” do acervo do museu. “Eu gostei de poder escolher as obras. Tinham obras que eram pintadas e outras que eram fotos. Eu achei que só existiam as pintadas”, conta.

A exposição com curadoria infantil trará em sua ficha técnica os nomes dos pequenos curadores e os visitantes poderão ouvir os depoimentos dessas crianças sobre suas impressões por meio de QRCode. “É um convite para que o público também interaja com a proposta, conhecendo um pouco sobre esses desbravadores mirins”, diz a presidente do museu.

SERVIÇO:

Exposição Desbravando o acervo

Até 3 de agosto, das 10h às 17h, de terça a sexta e, aos sábados, das 10h às 15h.

Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba

Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, ao lado da antiga Estação Ferroviária, em Sorocaba/SP

Informações: macs@macs.org.br ou (15) 3233-1692.

Gratuito

Fonte: Jornal Cruzeiro