9EPM

Postado em: 19 de junho de 2017 |

O 9EPM foi o primeiro após o lançamento oficial do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e que marcou o fim da fase piloto realizada na Região Metropolitana da Baixada Santista entre o fim de 2016 e o início de 2017. O advento do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP), lançado oficialmente em 2016 no encerramento do 8EPM, traz uma nova perspectiva de reflexões sobre a gestão dos museus. Por meio dos eixos “gestão e governança” (que engloba também as questões referentes à infraestrutura), “salvaguarda de acervo” e “comunicação e serviços ao público”, o CEM-SP traz uma série de parâmetros sobre os quais os museus poderão refletir sobre suas práticas e orientar seu desenvolvimento.

Neste sentido, a Comissão Consultiva do 9EPM (formada por representantes de várias instituições parceiras do SISEM-SP, tais como ICOM Brasil, ACAM Portinari, Acervo Artístico-Cultural do Palácio, COREM 4R, PPGMus-USP, Blue Shield Brasil, CPF SESC-SP, SESC Memórias) definiu uma programação versando sobre questões da gestão de infraestrutura, em um ciclo que pretende refletir sobre o conjunto de parâmetros do CEM-SP.

Iniciar esta nova etapa do SISEM-SP com um Encontro Paulista de Museus que visou a reflexão sobre questões relativas à infraestrutura e segurança foi fundamental para o aprofundamento sobre os processos de trabalho que vão da manutenção de edificações que abrigam os acervos e sediam os serviços museológicos às questões referentes a segurança.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House