Contação de histórias e atividades educativas fazem parte da programação de férias do Museu do Café

N4 museu do cafe 3

Museu do Café

 

  As atrações acontecem nos meses de junho e julho e têm entrada gratuita

 

Com a mudança no calendário escolar devido à Copa do Mundo, o programa “Férias no Museu” tem início no dia 18 de junho. O Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, preparou uma programação com a tradicional contação de histórias do ator Alexandre Camilo, além de uma série de projetos educativos voltados ao público infantil, que compreendem atividades musicais e oficinas com borra de café e material reciclado.

O “Violinha de Café”, projeto voltado para crianças de 2 a 6 anos que ensina a morfologia do café por meio de músicas e coreografias relacionadas ao grão e à sua história, abre a agenda de férias e acontece nos dias 18 e 24 de junho, às 14h. A programação também conta com duas oficinas. A primeira é o “Musicando com Café”, atividade com instrumentos musicais criados pelos próprios participantes, que utiliza materiais recicláveis. Após a confecção, as crianças aprendem diversas músicas ligadas ao tema do café e tocam junto com os educadores do Museu. A atividade acontece no dia 25 de junho. Outra oficina que será oferecida pelo setor educativo promete fazer com que os participantes coloquem toda sua imaginação e criatividade à prova. “Um dia de Calixto” é uma ação voltada para arte, na qual os visitantes pintam algumas das principais obras de Benedicto Calixto utilizando a borra de café e acontece nos dias 26 de junho e 5 de julho. Ambas as ações têm como público-alvo jovens de 7 a 13 anos e se iniciam às 14h.

Completando a programação, o ator Alexandre Camilo apresenta três contos no projeto Férias no Museu: “A Lenda do Café”, uma história de tradição oral sobre a descoberta da planta; “O Barão e o menino Benedito”, que retrata a fase áurea do café no Brasil; e “Uma Viagem na História”, conto que aborda a visita ao Museu do Café e a importância da preservação do patrimônio histórico. O espetáculos, que têm cerca de 40 minutos de duração, acontecem nos dias 20 e 27 de junho, e 3 e 11 de julho, sempre às 14h, e são destinados a crianças de 4 a 10 anos de idade. Ao final das apresentações, os presentes serão convidados a participar de uma oficina de confecção de corações para a “Ação do Coração”, que será realizada no dia 2 de agosto. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: inscricao@museudocafe.org.br

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço
Programação de Férias no Museu

Violinha de Café
Datas: 18 e 24/06
Horário: 14h
Faixa-etária: 2 a 6 anos
Local: Museu do Café
Preço: Grátis

Musicando com Café
Datas: 25/06
Horário: 14h
Faixa-etária: 7 a 13 anos
Local: Museu do Café
Preço: Grátis

Um dia de Calixto
Datas: 26/06 e 05/07
Horário: 14h
Faixa-etária: 7 a 13 anos
Local: Museu do Café
Preço: Grátis

Contação de histórias
Datas: 20 e 27/06 / 03 e 11/07
Horário: 14h
Faixa-etária: 4 a 10 anos
Local: Museu do Café
Preço: Grátis

Fonte: Museu do Café