Consórcio promove 1ª Jornada do Patrimônio do ABC

4.forumdememoria santoandre

Despertar na população a consciência sobre a importância da preservação dos bens culturais da região é o objetivo da 1ª Jornada do Patrimônio do ABC, que acontece de 1º a 4 de dezembro de 2016 nas sete cidades. Promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o evento reúne exposições, visitas guiadas, apresentações teatrais, corais, rotas turísticas e históricas, encontros, rodas de conversa, palestras, oficinas e caminhadas.

Durante quatro dias, a Jornada pretende proporcionar momentos para que a população conheça e reconheça patrimônios regionais, estimulando, além do conhecimento, relações de afeto e identificação com monumentos, templos e edificações.

A programação é organizada pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio, com apoio dos Grupos de Trabalho Cultura, Educação e Turismo. Abrindo a Jornada, em 1º de dezembro, acontece o II Fórum de Memória e Patrimônio Cultural do ABC, com o tema Educação Patrimonial. O evento, realizado no Senac Santo André, discute a necessidade de formar cidadãos que preservem o patrimônio, em meio a um ambiente marcado por valores comerciais e pela especulação imobiliária. As inscrições para o Fórum serão realizadas antes dos debates no local.

Nos dias seguintes, a Jornada apresenta uma série de atividades em bens culturais da região, incentivando os moradores do ABC a visitá-los pela primeira vez ou mesmo a resgatarem memórias relacionadas a estes locais, muitas vezes imperceptíveis na rotina dos grandes centros urbanos.

 

Fonte: Consorcio ABC
Imagem: Divulgação