Conselho Federal de Museologia promove evento comemorativo aos 35 anos de regulamentação da profissão

A profissão de Museólogo está completando 35 anos de sua regulamentação e para celebrar a data, o Sistema Conselho Federal de Museologia (COFEM) promoverá um evento no dia 5 de novembro, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, com o objetivo de fomentar a reflexão sobre a importância estratégica do museólogo no campo cultural brasileiro.

Realizado das 9h às 17h30, a programação do encontro tem como base discutir as responsabilidades do museólogo diante dos desafios de sua missão de salvaguardar o patrimônio museológico brasileiro, a defesa do exercício de sua profissão e as transformações nas relações de trabalho neste século, especialmente, no Brasil.

A mesa de abertura contará com a presença de Paulo Knauss, diretor do Museu Histórico Nacional; Rita de Cássia de Mattos, Museóloga COREM 2R 0064-1, presidente COFEM e Felipe Farias, museólogo COREM 2R 0792-1, presidente COREM2R.

Em seguida, será realizada a mesa 1 “O papel do museólogo e o desafio de sua missão de salvaguardar o patrimônio museológico nacional diante das transformações da sociedade brasileira na contemporaneidade. Qual é a visão da sociedade sobre o trabalho do museólogo?”, com Rita Maia, museóloga COREM 1R 0183-1, professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Museologia da UFBA, com mediação de Heloisa Queiroz, museóloga COREM2R 0726-1, gerente de museus, SMC/PCRJ. Haverá ainda a apresentação de um vídeo do deputado federal e ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, que exporá suas ideias no campo do patrimônio.

No período da tarde, a partir das 14h, ocorrerá a mesa 2 “A importância da atuação e do exercício da profissão de museólogo e o fortalecimento do campo de conhecimento da Museologia no cenário cultural brasileiro. Quais as competências necessárias para o museólogo do futuro?”, com Celia Corsino, museóloga COREM 2R 0005-1, superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivos e Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais; Márcio Rangel, museólogo COREM 2R 0509-1, professor da Escola de Museologia da UNIRIO, com mediação de Telma Lasmar, museóloga COREM2R 0173-1, professora da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail cofem.eventos@gmail.com. Os participantes que tiverem a presença em tempo integral receberão certificado.

SERVIÇO

Evento comemorativo aos 35 anos da regulamentação da profissão de Museólogo

Dia 5 de novembro, das 9h às 17h30

Museu Histórico Nacional

Praça Mal. Âncora, s/n, Centro, Rio de Janeiro/RJ

Inscrições: cofem.eventos@gmail.com

Mais informações: www.cofem.org.br

Fonte: COFEM