CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA PARA MÊS DAS CRIANÇAS

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo apresenta uma programação diversificada para toda a família com muita diversão e aprendizado no mês das crianças. Com atividades presenciais e virtuais, as ações seguem todos os protocolos de saúde e higiene de combate à pandemia do coronavírus.  Confira a programação completa: 

Museu do Café
O Museu do Café, localizado em Santos, apresenta oficina de minibarista no dia 12, às 14h. A atividade, ideal para crianças de 5 a 12 anos, permite que os pequenos possam criar desenhos decorativos conhecidos como “latte art” com suas próprias bebidas. Já a oficina de circo, às 15h30, também do dia 12, oferece uma experiência com as artes circenses, técnicas de acrobacia e de malabarismo. Indicado para crianças e jovens de 3 a 17 anos. 

As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br. Mais informações no site: http://www.museudocafe.org.br/  

Museu Catavento

No dia 12, o Museu Catavento promove oficina de tintas naturais, explorando a criatividade através da extração de pigmentos, aglutinação e oxidação de tintas naturais. As oficinas acontecem às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h. No mesmo dia, haverá oficina de bonecas abayoami e a Palhaça Olga, que fará um tour divertido pelo espaço das 10h às 16h.
Mais informações no site www.museucatavento.org.br.

Museu da Casa Brasileira

A oficina “O que há dentro da casa que você gostaria de colocar do lado de fora?” acontece no dia 16, das 10h às 12h, e permite que as crianças se tornem urbanistas, planejando espaços compartilhados segundo seus desejos e perspectivas. Oficina on-line via ZOOM, com inscrições pelo site do MCB.  Mais informações: https://mcb.org.br/pt/ 

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Na plataforma Google Meet da FamiliArte Caça-Formas, o MAS apresenta um tour pelo museu em busca de instrumentos musicais escondidos nas obras, no dia 23, das 15h às 16h.  Mais informações: http://museuartesacra.org.br/ 

Biblioteca de São Paulo

A BSP contará com oficina de criação e construção de bonecos de meias, no dia 12, às 16h45 e apresentação da peça “Menino Coragem, às 16h45. A peça conta a história de um menino (Boneco Zaki) e sua irmã (Janaína), que se perdem de sua família e vivem uma aventura inusitada, com situações estranhas, perigosas e também divertidas. Confira essas e outras atividades no site: https://bsp.org.br/.

Biblioteca Parque Villa-Lobos 

A Biblioteca Parque Villa-Lobos programou a “Oficina de Criação e Construção de Bonecos de Luvasno” para o dia 12, das 14h às 14h15. Também no dia 12, haverá o espetáculo “Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom”, das 16h às 17h.  

Casa das Rosas

A Casa das Rosas realiza uma feira literária no dia 12, das 11h às 17h, intitulada ‘Ler também é brincar: Feira de Literatura infantil’. A ação acontece no jardim do Museu e será dedicada aos livros infantis para estimular o hábito de ler e ouvir histórias na primeira e a segunda infância. A capacidade é limitada a 15 pessoas por vez.  

O espaço também irá apresentar Dança-teatro on-line, às 15h, com a peça “Senhor Tati”, criação audiovisual da Cia. Artesãos do Corpo, inspirada no personagem do ator e cineasta francês Jacques Tati. A apresentação explora o personagem monsieur Hulot, que reflete livremente sobre as coisas simples da vida. 

Mais informações http://www.casadasrosas.org.br/agenda 

Museus-Casas Literários 

Os Museus-Casas Literários Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade promovem uma oficina presencial de criação de Abayomi, bonecas negras que representam a resistência do povo africano. A ação acontece no dia 12, às 14h, no orquidário da Casa das Rosas. As crianças devem estar acompanhadas de um responsável. Capacidade limitada de até 10 pessoas, por vez. Inscrições pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br até o dia do evento.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol programou para o dia 12, das 10h às 17h, o Panini Day, na Praça Charles Miler, que promete aproximar colecionadores e fortalecer a comunidade. Além disso, diversas atividades como chute a gol, bate bafo, troca de figurinhas e jogo de cards, divertem quem passar pelo Museu do Futebol. 
Mais informações pelo site da instituição.  

Plataforma #CulturaEmCasa 

A #CulturaEmCasa, plataforma de streaming e vídeo por demanda da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, preparou uma programação muito especial com peças da premiada ‘Artesanal Cia. De Teatro’,  que apresenta histórias sobre a relação entre pais e filhos e  temas existenciais, abordando as fases da vida, da infância à velhice. De quinta a domingo, às 15h e às 19h. 

Segue em cartaz os espetáculos “Fábulas de La Fontaine”, “Bichos do Brasil”, “Carnaval dos Bichos”, “O Menino que Virou História” e “Geração Alpha”.  

Mais informações em   https://culturaemcasa.com.br/hotpage/mes-das-criancas-2021/  

Fábrica de Cultura Cachoeirinha 
No dia 12, a Fábrica apresenta o  espetáculo circense ‘As Trapalhadas de Néio e Feno’, às 17h. Pelo Facebook acontece o Caçando Versos, com a  poetisa Fabiana Alves, que traz brincadeiras, canções e muitas histórias. 
Mais informações: https://poiesis.org.br/maiscultura 

Fábrica de Cultura Brasilândia
A Fábrica de Cultura Brasilândia apresenta através da plataforma do Facebook o espetáculo ‘O Poderoso Chinelinho’ com Patrícia Gonçalves, no dia 13, às 16h, abordando temas como autoestima e coragem. 
Plataforma: Facebook
Mais informações : https://poiesis.org.br/maiscultura

Fábrica de Cultura Sapopemba
A Fábrica de Sapopemba programou duas sessões de cinema para a diversão da criançada. Dia 12, às 10h30, tem ‘Vingadores: Ultimato’ e às 14h, fica disponível o filme ‘Wfy Ralph Quebrando a Internet’.  

Mais informações: https://www.fabricadecultura.org.br/sapopemba

Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado