Confira as atividades da Rede de Museus-Casas Literários em abril

A Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade oferecem atividades de diferentes estilos literários durante o mês de abril. As inscrições estão abertas e toda a programação é gratuita. Os três equipamentos formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis. Confira os destaques de cada instituição.

Casa Guilherme de Almeida

A obra tradutória do patrono do museu e suas reflexões sobre o desafio da tradução poética serão abordadas ao longo do ciclo de palestras Tradutores modernos: Guilherme de Almeida, nos dias 20 e 27 de abril, 4 e 11 de maio, das 19h às 21h. Nas respectivas datas, os encontros, via Zoom, serão apresentados por Marcelo Tápia – diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, poeta, tradutor, ensaísta e professor pleno do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP; Álvaro Faleiros – professor livre-docente de literatura francesa na USP, poeta e tradutor; Jaa Torrano – professor titular do departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP; e Simone Homem de Mello – escritora e tradutora literária dedicada à poesia moderna e contemporânea de língua alemã.

No contexto do centenário da Semana da Arte Moderna, a ideia do ciclo é discutir a contribuição de autores do modernismo brasileiro para a arte da tradução literária e as inovações que possam ter realizado nesse âmbito. Para realizar a inscrição, clique aqui.

Casa das Rosas

A modalidade de criação chamada Poesia Blackout (Blackout Poetry) terá a teoria e a prática exercitadas em uma oficina aplicada pelo escritor Diego Pansani nos dias 5, 12, 19 e 26 de abril, terças-feiras, das 19h às 21h. A atividade será híbrida: presencialmente no Anexo do museu Casa Guilherme de Almeida, já que a Casa das Rosas está sendo restaurada, e online pelo Zoom. As pessoas interessadas já podem se inscrever no site do museu Casa das Rosas. No formato presencial a inscrição está disponível neste link e para o cadastro na versão virtual, clique aqui.

Além de obras publicadas, Pansani constou na lista de melhores livros de 2019 do Suplemento Pernambuco, foi finalista no concurso Off Flip-Paraty e, em 2018, integrou como aluno o CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores) da Casa das Rosas. A turma inscrita terá contato com a Poesia Blackout a qual rasura, destaca, ofusca, corta e chega a uma nova mensagem, além de reciclar um sentido, reformular rimas, se unir a desenhos e outros formatos variados.

Com o objetivo de resgatar o modo da escrita analógica, a oficina Imprima você mesmo! será mediada por Alexandra Batista e Natália Nascimento, do Núcleo de Ação Educativa do museu. No dia 7 de abril, quinta-feira, a partir das 14h, a oficina presencial ocupará o espaço do orquidário e convidará os participantes a experimentar (não tão) antigos instrumentos de produção de textos e imagens, tais como o mimeógrafo e a máquina de escrever. A inscrição deve ser feita pelo site da instituição.

A educadora Natália também vai mediar a atividade Leitura de Poemas a ser apresentada no Instagram do museu no dia 13 de abril, às 16h30, para celebrar os 70 anos de lançamento da Revista Noigandres. Tal título foi uma revista-livro focada na poesia concreta e criada por Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos. Editada em 1952 e com cinco números publicados, a revista também contou com Ronaldo Azeredo que trouxe o subtítulo Poesia Concreta (1956) e José Lino Grünewald incluído no quinto e último número (1962).

Casa Mário de Andrade

O famoso endereço da Rua Lopes Chaves, onde fica a Casa Mário de Andrade, local que já foi a residência do escritor e de sua família, é envolto por causos e lendas fabulosos. Neste contexto, Maria Ferreira, educadora do museu e pós-graduanda em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP, irá coordenar a visita temática Doces mistérios no dia 16 de abril, sábado, das 14h às 15h. A contação de histórias itinerante revelará alguns doces mistérios dos cômodos da Casa. A inscrição deve ser feita pelo site do museu.

O Clube de Leitura Casa Mário de Andrade retorna no dia 30 de abril, sábado, das 16h30 às 18h, com foco no cordel “Mário de Andrade Multiversos Desvairados”, escrito por EdiMaria e Luciano Braga. O encontro será aplicado presencialmente no auditório do museu com inscrição aberta aqui; e de forma online via Zoom com inscrição disponível neste link. O Clube é organizado pela Lucineide Vieira, pedagoga e integrante do Coletivo Teodoras do Cordel-artevistas SP, e pelo cordelista Josué Gonçalves de Araújo.

——

Atenção: para acessar as atividades presenciais é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19, seguindo o Decreto 60.989 estabelecido em 06/01/2022 pela Prefeitura do Município de São Paulo, seja impresso ou digital. As instituições recomendam o uso da máscara de proteção nos ambientes internos.

SERVIÇO

Todas as atividades são gratuitas

Casa Guilherme de Almeida

Ciclo de palestras

TRADUTORES MODERNOS: GUILHERME DE ALMEIDA

Com Marcelo Tápia, Álvaro Faleiros, Jaa Torrano e Simone Homem de Mello (na sequência das palestras)

Quartas-feiras, 20 e 27 de abril, 4 e 11 de maio, das 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 300 vagas

Inscrição até 9/05: aqui

Museu – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.

Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

Casa das Rosas

Oficina

POESIA BLACKOUT

Com Diego Pansani

Terças-feiras, 5, 12, 19 e 26 de abril, das 19h às 21h

Presencial: no Anexo da Casa Guilherme de Almeida. End: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes, São Paulo-SP. Inscrição até 5/04: aqui | 10 vagas

Online: Zoom. Inscrição até 5/04: aqui | 250 vagas

Oficina

IMPRIMA VOCÊ MESMO!

Com Alexandra Batista e Natália Nascimento

No orquidário do museu
Quinta-feira, 7 de abril, das 14h às 15h

Inscrições até 6/04: aqui | 10 vagas

Vídeo

LEITURA DE POEMAS

Com Natália Nascimento

Quarta-feira, 13 de abril, às 16h30

A publicação será disponibilizada no Instagram da Casa das Rosas.

Sem a necessidade de inscrição

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
O museu está fechado para restauro, e tem realizado atividades no espaço livre do jardim e no seu orquidário, além de algumas delas no Anexo da Casa Guilherme de Almeida. Fique por dentro dessa agenda acessando o site.
Tel. 3285-6986; 3673-1883 (atendimento na Casa Guilherme de Almeida)

O jardim fica aberto todos os dias da semana, das 7h às 22h.

O restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites do museu e do +Cultura

Programação gratuita

Casa Mário de Andrade

Visita temática

DOCES MISTÉRIOS

Com Maria Ferreira

Sábado, 16 de abril, das 14h às 15h
Inscrições abertas até 15/04: aqui | 8 vagas

CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE

Organização: Josué Gonçalves de Araújo e Lucineide Vieira

Sábado, 30 de abril, das 16h30 às 18h

Inscrições abertas até 30/04:
Para realizar sua inscrição no formato presencial, clique aqui | 10 vagas
Para realizar sua inscrição no formato online, clique aqui | 250 vagas

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.

Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita

Fonte: Poiesis