Confira a programação da celebração dos 115 anos de Candido Portinari

Desde o início de dezembro, o Museu Casa de Portinari, ligado à Secretaria da Cultura do Estado e gerido pela ACAM Portinari, promove atividades da comemoração de 115 anos do nascimento de um dos maiores expoentes brasileiros nas artes plásticas (nascido em 30 de dezembro de 1903). Assim, a instituição celebra a vida e a obra de Candido Portinari com uma programação que valoriza a produção artística local e democratiza a cultura para a população.

Até março de 2019, será possível conferir a exposição “A Poesia de Portinari”, que propõe a comemoração dos 115 anos de Candido Portinari ao manter viva a memória do artista, estimulando as pessoas a conhecerem a sua poesia, levando-a para diferentes espaços públicos da cidade. Os materiais ficarão disponíveis para visitação ao ar livre na Praça Candido Portinari e Rua Floriano Peixoto até a Praça Martin Moreira, ambas no Centro, e na Praça da Rua Armando Santos, na Vila Nossa Senhora das Graças.

No dia 28 de dezembro, às 19h30, será realizado o tradicional Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra que, neste ano, traz a temática “Festa do Interior”. A imagem do interior promissor, simples, pacato e cheio de vida, que comprovadamente inspirou as melhores obras de Candido Portinari, e que acompanha desde o início do século passado a expansão do segmento musical sertanejo no Brasil.

Já as intervenções artísticas serão apresentadas a partir de 30 de dezembro. O museu convidou os artistas plásticos locais Antônio Ailton Rufato, Edson Manuel Ribeiro, Ézio Marcola, Laudimar Piovani, Luciana Balbino Albiere, Rafael Mandú e Rita de Cássia Luciano para instalações em diversos espaços da cidade, valorizando a dimensão social da arte.

Os trabalhos estarão expostos no Terminal Rodoviário Primo Baggio, Praça de Alimentação Santo Beneti e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no centro de Brodowski, na unidade mista hospitalar Dr. Faustino de Castro, no Jardim São Manuel, na Escola CMEITI Prof. Marcus Orlando Arantes Carvalho, na Vila Nossa Senhora das Graças, e Escola de Tempo Integral José da Silva Passos, no João Luiz de Vicente.

Serviço:
Aniversário de 115 Anos de Candido Portinari

Exposição: A Poesia de Portinari
Período: de 9 de dezembro de 2018 a 10 de março de 2019
Locais: Praça Candido Portinari (Centro), Rua Floriano Peixoto até a Praça Martin Moreira (Centro) e Praça da Rua Armando Santos (Vila Nossa Senhora das Graças)
Horário: disponível para visitação ao ar livre, em local público
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Sarau Musical: Cantigas de Minha Terra
Data: 28 de dezembro de 2018 (sexta-feira)
Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)
Horário: 19h30
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Intervenções Artísticas
Período: de 30 de dezembro de 2018 a 10 de março de 2019
Locais: Terminal Rodoviário Primo Baggio (Centro), Praça de Alimentação Santo Beneti (Centro), Caps Centro de Atenção Psicossocial (Centro), Unidade Mista Hospitalar Dr. Faustino de Castro (Jardim São Manuel), Escola CMEITI Prof. Marcus Orlando Arantes Carvalho (Vila Nossa Senhora das Graças) e Escola de Tempo Integral José da Silva Passos (João Luiz de Vicente)
Abertura: 30/12/2018, a partir das 09h00
Horário: disponível para visitação ao ar livre, em local público
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Fonte: Secretaria da Cultura