Confidências das imagens na Antropologia é tema de exposição no Centro Universitário Maria Antonia – USP

O Centro Universitário Maria Antonia, da Universidade de São Paulo (SUP) apresenta a exposição “Confidências das imagens na Antropologia”, modos de ver, pensar e interrogar, com curadoria da professora da Fabiana Bruno, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A mostra reúne imagens e grafias como resultado do empenho de antropólogos em constituir temas e pesquisas em antropologia visual no Brasil. Esta metodologia de pesquisa retrata comportamentos, atitudes e estilos de vida a partir do estudo de objetos, espaços e tudo aquilo que compõe o universo visual e material das pessoas.

Entre os 36 participantes da exposição, estão a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH USP), Sylvia Caiuby Novaes, e o professor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Etienne Samain, pioneiros incentivadores de linhas de pesquisas e laboratórios de produção no campo visual, no Brasil. A partir deles, formou-se uma geração de pesquisadores-autores filiados a centros de pesquisa no País.

O desafio da curadoria, segundo Bruno, é “mostrar a partir desse legado e da semeadura destes pioneiros, como as novas gerações de pesquisadores estão circulando e produzindo sentidos, ofertando diferentes manifestações de linguagens e grafias.”

No conjunto da exposição estão ensaios fotográficos, desenhos, fotografias experimentais com distintas intervenções de materiais, vídeos e instalações. A curadora ressalta que “as obras evidenciam o engajamento desses pesquisadores em um universo de traços e grafias insurgentes, provocações em imagens silenciadas, dentro dos quais a estética, a poética e as artes conjugadas antropologicamente ecoam confiança a um pensamento sensível capaz de dialogar com outros mundos.”

Além da exposição, o Centro Maria Antonia ainda abrigará um ciclo de conferências com antropólogos proeminentes na antropologia visual.

Expositores

Adriano Godoy, Aina Azevedo, Alex Nakaóka, Andrea Barbosa, Andréa D´Amato, Ana Maria Romano G., Bárbara Copque, Carlos Rodrigues Brandão, Debora Faria, Cláudia Gordillo, Daniel Revillion Dinato, Edgar Teodoro da Cunha, Etienne Samain, Ewelter Rocha, Fabiana Bruno, Felipe Figueiredo, Fernando Monteiro Camargo, Fernanda Matos, Fernando Filho, Iara Rolim, Juan Camilo Mutis Manrique, Janaína Sant´Ana de Andrade, Juliane Yamanaka, Laura Lino Mendes da Cruz, Lilian Rahal, Luiz de Barros Moreira, Marcela Vasco, Marina Cunha, Natalie Salazar, Oscar Guarin, Roberto Cardoso de Oliveira, Rodrigo Baroni, Rafael Hupsel, Sabrina Sanfelice, Sylvia Cayubi Novaes, Tami Rodrigues.

Conversa na exposição

7 de maio, às 17h

Fabiana Bruno

Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem – La’Grima-Unicamp

21 de maio, às 17h

Andrea Barbosa

Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas – Visurb-Unifesp

25 de junho, às 17h

Edgar Teodoro da Cunha

Coordenador do Núcleo de Antropologia da Imagem e Performance – Naip-Unesp

SERVIÇO

Exposição Confidências das imagens na antropologia

Até 30 de junho

De terça a domingo e feriados, das 10h às 18h

Centro Universitário Maria Antonia – USP

Rua Maria Antônia, 294, São Paulo/SP

Gratuito

Informações: (11) 3123-5202

Classificação: 10 anos

Conversa na exposição Confidências das imagens na antropologia

Dias 7  e 21 de maio e 25 de junho, às 17h

Mostra de filmes Confidências das imagens na antropologia

Dias 7 e 21 de maio e 25 de junho, às 15h

Fonte Revista Museu