Conferência digital Museus e Responsabilidade Social – Participação, Redes e Colaborações

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a direção-geral do Património Cultural organiza a conferência digital Museus e Responsabilidade Social – Participação, Redes e Colaborações nos dias 23 e 24 de março de 2021. A conferência acontecerá virtualmente e contará com apresentações, debates, entrevistas e mesas redondas. As inscrições são gratuitas e abertas até 12 de março de 2021. O congresso será bilíngue (português / inglês), com tradução simultânea.

A iniciativa insere-se num conjunto de três encontros organizados no âmbito do Trio de Presidências do Conselho da União Europeia (Alemanha, Portugal e Eslovénia), em torno do tema comum da relação entre museus e responsabilidade social. A primeira das conferências realizou-se nos dias 17 e 18 de setembro de 2020, no âmbito da Presidência alemã, e a terceira decorrerá nos dias 23 e 24 de setembro de 2021, sob a gestão da Presidência eslovena.

A reflexão sobre a responsabilidade social dos museus está em linha com as prioridades da área da Cultura da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, nomeadamente no âmbito de uma Europa Resiliente, Social e Global, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais coesas e solidárias.

O encontro português pretende abordar as questões mais relevantes colocadas aos museus numa perspectiva social e identificar linhas de trabalho para o futuro, através das quais se concretizem os domínios da cultura, arte, sociedade, educação, economia e território. Sob essa premissa, e tendo em vista as particularidades inerentes a esses aspectos, o significado da responsabilidade social para os museus será debatido no quadro atual. Para tal, aprofundará estratégias de promoção da participação, construção de redes e promoção de alianças, bem como metodologias inovadoras de avaliação do impacto social dos museus.

Os objetivos da conferência são: Sensibilizar para a importância da responsabilidade social nos museus; Promover linhas de trabalho voltadas para a participação e mobilização dos cidadãos; Destacar a contribuição dos museus para a transformação social e o networking e Contribuir para o debate sobre metodologias diversificadas de avaliação do impacto social dos museus.

A conferência terá início no dia 23 de março, às 10h (hora portuguesa) com a intervenção de François Mairesse sobre “Museus e responsabilidade social: a preparação para o futuro pós-pandémico – tendências e desafios”. O Ibermuseus estará presente no evento, através do painel “Redes e Alianças em Ação: dos territórios próximos aos territórios globais”, que decorrerá no dia 23, a partir das 15h15.

Com o tema “O futuro é sempre hoje: a aliança dos Ibermuseus e suas boas práticas”, Daniel Castro, ex-representante colombiano nos Ibermuseus e ex-diretor do Museu Nacional, apresentará os trabalhos desenvolvidos pelo Programa de constituição de redes e políticas que respondam ao aperfeiçoamento e valorização da responsabilidade social dos museus.

Clique aqui para inscrições e mais informações.

Fonte: Ibermuseus