O SISEM-SP contribui para a difusão do patrimônio cultural paulista e de conhecimentos técnicos relacionados à museologia por meio do apoio à itinerância de exposições e à distribuição e disponibilização de publicações referenciais.


Publicações do SISEM-SP

As publicações do SISEM-SP visam contribuir para o desenvolvimento e a difusão das políticas públicas para a preservação e divulgação do patrimônio cultural de São Paulo. O objetivo é integrar-se ao esforço da área museológica paulista e brasileira para ampliação dos debates acadêmicos, contribuindo ativamente na potencialização da capacitação de profissionais e na viabilização do intercâmbio de experiências entre os que se dedicam aos museus.


Série “Memória Institucional”

A Série “Memória Institucional” foi uma iniciativa do SISEM-SP em digitalizar publicações de antigo Departamento de Museus e Arquivos – DEMA, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa Estado de São Paulo. São cinco publicações técnicas relacionadas à gestão, salvaguarda e comunicação do patrimônio museológico.


E-Book “Rede de Redes” (REM-SP)

O SISEM-SP foi um dos parceiros da Rede de Educadores de Museus de São Paulo – REM-SP na organização e realização do II Encontro de Educadores de Museus, em 2017.

Junto à ACAM Portinari, o sistema também organizou uma publicação digital que reuniu artigos de todos os participantes do Encontro, tornando-se uma referência para a área.


Exposições do SISEM-SP

As exposições itinerantes são uma das ações mais relevantes do SISEM-SP. As mostras visam não apenas contribuir na dinamização e na qualificação da programação de curta duração desses museus, mas também na difusão de acervos e na ampliação de repertório cultural da população.