Companhia Paulista de Estradas de Ferro comemora 150 anos

A Companhia Paulista de Estradas de Ferro, considerada uma das mais importantes do estado de São Paulo, comemora no próximo dia 30 seus 150 anos de fundação.

A empresa ficou conhecida pelo seu alto padrão de qualidade no atendimento ao público. A preocupação com a pontualidade era tão grande que as pessoas diziam que acertavam os relógios na chegada dos trens.

A Companhia Paulista foi fundada no dia 30 de janeiro de 1868, sob a presidência de Clemente Falcão de Sousa Filho, porém as obras de construção da linha iniciaram-se mais de um ano após essa data, após as aprovações dos estatutos da Companhia Paulista pelo Governo Imperial.

No dia 11 de agosto de 1872, com uma bitola de 1,60 metros, chamada “bitola larga”, foi inaugurado o primeiro trecho, entre Jundiaí e Campinas.

Para comemorar o aniversário deste marco ferroviário paulista, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo está organizado em sua sede uma solenidade que acontecerá no próximo dia 19 de fevereiro.

Com o intuito de preservar, disponibilizar à pesquisa e salvaguardar a rica memória ferroviária do Estado, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a ACAM Portinari criaram o site www.museusferroviarios.net.br.

No endereço, é possível saber mais sobre a trajetória e importância da Companhia Paulista.

Fonte: ABIFER e SISEM-SP