O MIS e Laranja Original realizam a “Mostra Pasolini”, em comemoração aos 50 anos do lançamento do filme “Gaviões e Passarinhos. A mostra marcada para o dia 12 de outubro, das 14h30 às 22h, conta com exibição de filmes, mesa de debates, lançamento de livro e exposição de ilustrações. Entrada gratuita
O MIS, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a editora Laranja Original, realiza no dia 12 de outubro, quarta-feira a ‘Mostra Pasolini’, com programação gratuita a partir das 14h30. Serão exibidos dois filmes; “Accattone – Desajuste Social” e “Gaviões e Passarinhos” seguidos de mesa de debates com o autor Davi Kinski, o professor e crítico de cinema, Franthiesco Ballerini e a cineasta Lina Chamie. A mediação é da jornalista Flavia Guerra. Após a mesa, o ator, diretor e poeta Davi Kinski autografa ‘Pasolini, do Neorrealismo ao Cinema Poesia’, editado pela editora Laranja Original. As ilustrações de Marcos Garuti que estão no livro ficarão expostas em formatos maiores.
Pier Paolo Pasolini (1922-1975), um dos principais cineastas italianos de todos os tempos, poeta, dramaturgo, teórico da arte e da literatura, dizia que “barbárie” era a palavra que mais amava. Não à toa, pois a palavra rima com os tempos modernos, de ideias rasas e linguagem também superficial. O estudo da obra desse visceral poeta e cineasta é imprescindível. Afinal, vivemos em constante estado de espanto, tempos apáticos, midiáticos e de ideologias duvidosas.
Questionador e intelectual, Pasolini nos evoca questões extremamente contemporâneas mesmo quarenta anos depois de sua morte. Percorrendo vida e obra de uma das personagens mais controversas e polêmicas da história do cinema, o livro pretende servir de introdução ao rico universo intelectual do cineasta, poeta, semiólogo e escritor italiano.