Começa o processo seletivo para bolsas de participação na 23ª Conferência do ICOM-2013

O Comitê Organizador da 23ª Conferência, por intermédio do ICOM-BR, com base no Termo de Reciprocidade celebrado entre o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, a Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – SEC/RJ, a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – SMC/PCRJ, a Associação Brasileira de Museologia – ABM, o Conselho Federal de Museologia – COFEM e o Comitê Brasileiro do ICOM – ICOM-BR torna pública, para conhecimento dos interessados, Chamada Pública para processo seletivo de candidaturas à concessão de bolsas para a participação na 23° Conferência Conselho Internacional de Museus – ICOM 2013, a realizar-se no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, no período de 11 a 17 de agosto de 2013.

O EDITAL visa ampliar a participação instituições brasileiras na 23° Conferência do ICOM 2013 e é destinado a pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural, com foco de atuação em museus, ações de memória social e processos museais, com atuação comprovada de no mínimo 2(dois) anos.

A seleção será realizada em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo ICOM para a realização da 23° Conferência e com as políticas nacional, estadual e municipal de museus, a saber:
a) estimular a cooperação entre museus e favorecer o intercâmbio profissional;
b) contribuir para a difusão de conhecimentos sobre a área de museus;
c) estimular o aperfeiçoamento e atualização profissional em diversos níveis;
d) promover a prática e a promoção da ética profissional em museus; e
e) favorecer a adoção de padrões internacionais de excelência.

Serão concedidas ao todo, 60 bolsas, resultado de uma parceria entre as três instâncias de governo envolvidas na realização da Conferência e as empresas patrocinadores do evento, Petrobrás, BRADESCO, BNDES, Oi, Light e Gerdau por meio das leis federal, estadual e municipal de incentivo.

As inscrições deverão ser realizadas das 10 horas do dia 1º de julho de 2013 até às 18 horas do dia 17 de julho de 2013, horário de Brasília.

Para fazer sua inscrição clique no link: http://www.icomrio2013.org.br/pt/bolsas/bolsas-nacionais/inscricoes

Os documentos obrigatórios, conforme descrito no item 5.3. do Edital de Bolsas Nacionais anexo abaixo, deverão ser salvos em formato PDF e encaminhados para o seguinte email: bolsas@icomrio2013.org.br.
O resultado final será publicado até as 20h00h do dia 22 de julho de 2013 na página principal deste site: http://www.icomrio2013.org.br.

Fonte: ICOM