Com curadoria de Ricardo Resende a mostra Mais que humanos. Arte no Juquery será aberta ao público no próximo dia 20, às 11h no Museu Emilio Ribas

1.exposiçãobutantan

O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, do Instituto Butantan, e o Museu Osório César, do Complexo Hospitalar do Juquery, firmaram uma parceria inédita para organizar eventos culturais entre os meses de agosto de 2016 e fevereiro de 2017. Com o objetivo de dar visibilidade à história da saúde mental, a programação, além da exposição de obras de arte, englobará atividades culturais, debates e sessões de cinema, além de oficinas e exposição de autorretrato, entre outras ações.

O primeiro resultado da parceria será a exposição Mais Que Humanos. Arte no Juquery, realizada no Museu Emílio Ribas, com obras do acervo de artes plásticas do Juquery, com organização de Ricardo Resende, curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Serão expostas mais de 100 obras de pacientes que estiveram em condição manicomial e frequentaram o Ateliê Livre criado pelo psiquiatra Dr. Osório César, na década de 1950: esculturas em argila, pinturas e também algumas peças do mobiliário histórico da instituição.

Para dialogar com a mostra, o artista Ivan Grilo, conhecido por um trabalho reflexivo a partir de evidências históricas presentes em arquivos, museus e edificações, produziu uma obra especialmente para a exposição.

Para mais informações, clique aqui

SERVIÇO:

Mais que humanos. Arte no Juquery

Abertura: 20 de agosto, às 11h

Período: de agosto de 2016 a fevereiro de 2017

Local: Museu Emílio Ribas

Rua Tenente Pena, 100 – Bom Retiro – São Paulo/SP

Telefone: (11) 2627-3881

 

 

FONTE: Instituto Butantan

IMAGEM: Divulgação