Colóquio sobre patrimônio e arquitetura renderá webinário no Youtube do Museu do Café

Ação contará com convidados especiais em três mesas redondas, abordando diferentes temáticas

No dia 11 de dezembro, às 14h, o Museu do Café promoverá o 3º colóquio sobre o patrimônio e a paisagem do café. A iniciativa é uma parceria com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo programa de pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra e o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O encontro tem como objetivo a divulgação das ações de pesquisa e extroversão desenvolvidas no meio acadêmico e museal. Serão apresentadas diversas perspectivas abrangendo a temática do café, de modo transversal e interdisciplinar, assim como estratégias para elaborar inter-relações na atuação de entidades ligadas ao universo do grão, criando uma rede de construção coletiva de saber.

Tendo em mente as medidas de segurança ligadas a pandemia do COVID-19, a ação ocorrerá no âmbito digital, por meio do Youtube, com uma nova proposta de estrutura, compondo as atividades da Semana Internacional dos Direitos Humanos e a ação “Sonhar o Mundo”.

Programação:

Mesa redonda “Arquitetura rural e a paisagem cultural do café na Colômbia” (UNICAMP)

Participação do professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidad Nacional de Colombia, Andres Villegas. Mediação pelo pesquisador do CEGRAPI/UNICAMP, André Argollo.

Mesa redonda “Como as questões relacionadas aos dos direitos humanos é trabalhada dentro das ações do Museus do Café”

Participação da equipe técnica do Museu do Café, incluindo a documentalista Ana Paula França, os pesquisadores Bruno Bortoloto e Pietro Amorim, a gestora do núcleo Educativo, Daniella de Oliveira, e a museóloga Nascilene Ramos. Mediando, estará a coordenadora técnica, Marcela Rezek.

Mesa redonda “A pesquisa em universidades e museus pela perspectiva dos Direitos Humanos”

Participação da coordenadora técnica do Museu da Imigração, Mariana Martins, e da professora e coordenadora dos cursos de História, Geografia e Arqueologia da Universidade Metropolitana de Santos, Maria Candelaria de Oliveira.

Mediadores: Marcela Rezek e André Argollo.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Fonte: Museu do Café