Clube de Leitura do Memorial da Am. Latina discute conto do escritor Enrique Jaramillo Levi

Encontro virtual será no dia 4 de junho, às 10h, com a leitura do texto “Estranha, bela flor matinal”

O Clube de Leitura Ler a América Latina apresenta o conto “Estranha, bela flor matinal”, do escritor panamenho Enrique Jaramillo Levi, no terceiro encontro da temporada, que tem como tema “Literatura contemporânea latino-americana: a virada do milênio”. A conversa será dia 4 de junho, às 10h.

Enrique Jaramillo Levi é, nos dias atuais, o escritor panamenho mais citado, resenhado e estudado nacional e internacionalmente. Possui mais de 50 livros de contos, poesia e ensaios traduzidos em sete idiomas. O conto “Estranha, bela flor matinal” integra o livro Antologia pan-americana: 48 contos contemporâneos do nosso continente, organizado por Stéphane Chao (Record, 2010).

No primeiro encontro, em abril (9), a conversa foi sobre o conto “História sem moral”, do escritor boliviano Edmundo Paz Soldán. Em maio (7), o texto escolhido foi “O dezenove”, do uruguaio Mario Benedetti. Para encerrar o ciclo, em julho (2), foi selecionado o conto “A festa no mar”, da escritora paraguaia Delfina Acosta.

Os encontros acontecem sempre aos sábados, por meio da plataforma Zoom, das 10h às 11h30. O link para acessar os contos do projeto será disponibilizado aos inscritos dias antes dos eventos.

A quarta edição do Clube de Leitura tem como proposta discutir o que significa mudar, baseando-se na virada do século, que motivou tantos questionamentos, inclusive na literatura, como: qual o papel do passado para o presente e para o futuro? O que virá?

Todos os encontros desse semestre terão mediação de Eduardo Vilalon, graduado em Filosofia, Ciências Sociais e Letras.

O link para acessar a plataforma será enviado aos participantes por e-mail antes de cada encontro. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, no link: https://forms.gle/JHR6yLNf5gnVVta5A

Sobre Enrique Jaramillo Levi
Nascido em Colón, no Panamá, em 1944, Enrique Jaramillo Levi é considerado o escritor panamenho com maior número de obras publicadas entre livros de contos, poesia, ensaios, peças teatrais, antologias e compilações sobre literatura panamenha, centro-americana e mexicana.

Tem licenciatura em Filosofia e Letras, com especialização em Inglês, mestrado em Criação Literária e em Letras Hispano-americanas e doutorado em Letras Ibero-americanas pela Universidade Nacional Autônoma do México.

Seus contos foram publicados em sete idiomas diferentes e em diversos países da América e Europa. A crítica literária internacional o considera como um dos mais importantes contistas vivos da América Central.

Programação

4 de junho
“Estranha, bela flor matinal”, Enrique Jaramillo Levi (Panamá)

2 de julho
“A festa no mar”, Delfina Acosta (Paraguai)

Serviço

Clube de Leitura Ler a América Latina
Dias 4/6 e 2/7, às 10h
Plataforma: Zoom (link enviado antes de cada encontro)
Inscrições: https://forms.gle/JHR6yLNf5gnVVta5A
Certificados: frequência mínima de 75% dos encontros do ciclo

Fonte: Memorial da América Latina