Clube de Leitura da Biblioteca Carolina Maria de Jesus: Cartas a uma Negra

A Biblioteca Carolina Maria de Jesus, em comemoração aos seus 17 anos, em julho dá continuidade ao Clube de Leitura, com foco na literatura produzida por escritoras e escritores negros nacionais e internacionais.

Essa iniciativa tem como objetivo apresentar ao público em geral os livros que compõem o acervo bibliográfico do Museu Afro Brasil, além de disseminar as narrativas dessas obras em forma de debates.

O Clube de Leitura cujo tema deste ano é “Escritoras negras latino-americanas e africanas” manterá uma agenda de encontros visando alcançar um público de todas as idades. Tratam-se, portanto, de encontros abertos a todas as pessoas interessadas, inclusive, aquelas que não são leitoras, pois o projeto almeja despertar o gosto pela leitura.

Neste segundo encontro, o livro escolhido é “Cartas para uma negra” de Françoise Ega (1920-1976). A escritora antilhana trabalhava em casas de família em Marselha, na França. Um de seus pequenos prazeres era ler a revista Paris Match, na qual deparou com um texto sobre Carolina Maria de Jesus e seu QUARTO DE DESPEJO. Identificou-se prontamente. E passou a escrever “cartas” — jamais entregues — à autora brasileira. CARTAS A UMA NEGRA, publicado postumamente, é um dos documentos literários mais significativos e tocantes sobre a exploração feminina e o racismo no século 20.

A programação é gratuita! O encontro será realizado na plataforma Zoom, no dia 27 de julho, das 15h às 17h. Para se inscrever, clique aqui.


Os próximos encontros do Clube de Leitura:
26 de Outubro – “A mulher de pés descalços” de Scholastique Mukasonga [online]
10 de Dezembro- “No seu pescoço” de Chimamanda Ngozi Adichie [presencial]

FONTE: Museu Afro Brasil