CIMAM 2013 – Conferência Anual de Novas Dinâmicas em Museus acontece de 12 e 14 de agosto no Museu de Arte Moderna MAM no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro sediará a Conferência Anual de Novas Dinâmicas em Museus: Curador, Arte, Pública, Governança de 12 a 14 de agosto. Realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), as inscrições acontecem até a próxima segunda-feira (15 de julho).

Entre os principais palestrantes estão Tania Bruguera, artista e iniciadora no Movimento Imigrante Internacional (IM International), de Havana (Cuba) e Nova Iorque (EUA); Stephen Wright, da Escola Europeia de Artes Visuais (França); Paulo Herkenhoff, diretor do Museu de Arte do Rio (MAR) (Brasil).

O evento ainda conta com as apresentações de Zoe Butt, diretora executiva e curadora em Sàn Art, em Ho Chi Minh (Vietnã); Rodrigo Moura, vice-diretor de arte e programas culturais no Instituto Inhotim, Belo Horizonte (Brasil); Samuel Sidibé, diretor do Museu de Arte Moderna, em Varsóvia (Polônia); Ravi Sundaram, do Centro para Estudos das Sociedades em Desenvolvimento (CSDS), Delhi (Índia).

Outra atração da Conferência é o painel de discussões Museu é o Mundo, com Ivana Bentes, Marcus Faustini, Lia Rodrigues e Heloisa Buarque de Hollanda, moderado por Luiz Camillo Osorio, curador chefe do MAM Rio.

A programação inclui visitas a locais e museus da cidade, como a Casa França – Brasil, o Estúdio Ernesto Neto, a galeria A Gentil Carioca, o Museu de Arte do Rio (MAR Rio), a Casa Daros, o Instituto Moreira Salles, a galeria Anita Schwartz, a Chácara do Céu e o MAC Niterói.

As inscrições podem ser feitas até 15 de julho, no link http://cimam.org/annual-conference/registration-form/