CIANTEC – Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação

ciantec

O CIANTEC é um congresso inter e transdisciplinar com foco em arte, novas tecnologias e comunicação e o nome é a sigla para Congresso Internacional em Artes, Novas Tecnologias e Comunicação. É um evento itinerante desde a sua origem em 2007 que teve apoio e participação acadêmica com abrigo em instituições como Universidade de São Paulo, no programa Interunidades e na Escola de Artes e Ciências Humanas; na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Centro de Comunicação e Letras, e; na Universidade de Aveiro, no departamento de Comunicação e Artes.

A edição atual acontecerá em Itu, no Galpão IV com apoio da Fundação Marcos Amaro. O evento vem se destacando cada vez mais nas áreas dos saberes e em suas diversas áreas de produção de conhecimento. Sua interdisciplinaridade, facilmente identificável em suas temáticas, cobre e interrelaciona os assuntos e as pesquisas de cada participante, abrindo para discussão a pesquisa e permintindo melhores contatos entre pesquisadores e interessados. As parcerias firmadas – pessoais e acadêmicas – a cada novo encontro se reiteram em sua contextualização social e espacial, pois não mais se limitam ao contato formal ampliando a atuação em interesse e atividade. A princípio os polos de maiores abrangências eram a América Latina e a Penísula Ibérica. Atualmente a busca de contatos ampliou-se por todas as fronteiras.

O evento já guarda notoriedade no meio acadêmico e um igual respeito de vários profissionais do meio. Participaram das edições anteriores do CIANTEC inúmeros pesquisadores de alto padrão acadêmico, oriundos de grandes instituições, sem mencionar os convidados igualmente importantes. Nomes como Ana Mae Barbosa, Diana Domingues, Elza Ajzenberg, Katia Kanton, Lev Manovitch, Lucia Leão, Marcos Rizolli, Mírian Celeste, Rosa Oliveira Roy Ascott, entre tantos outros, já abrilhantaram o CIANTEC e continuam a participar ativamente de todas as edições, quer seja como parte do comitê científico, quer seja como comunicadores ou ainda como amigos nas redes sociais – Facebook e Twiter.

O CIANTEC tem por premissa básica estreitar relações acadêmicas através do contato humano, teórico e principalmente de ideias, difundindo para o mercado o resultado acadêmico conquistado, produzindo conhecimento a toda sociedade envolvida.

O tema:

A força do terror como inspiração criativa: filhos do cotidiano contemporâneo As opressões/pressões sociais estão cada vez mais evidentes, talvez novamente, mas de uma forma mais abusiva, coercitiva. O poder da comunicação através das mídias sociais proliferam incertezas, medos e inseguranças sem qualquer freio, beirando a histeria coletiva. As respostas a estas situações aparecem nas cenas culturais, nas artes, nos ativismos, nas conscientizações citadinas, ou ainda na falta de consciência As expressões sempre proliferaram frente aos obstáculos. Este momento não é nem um pouco diferente. Momentos de crise geram novas formas de manifestações. Mas isso modifica o ambiente e as pessoas que nele vive. Quais são os reflexos apresentados na cultura? O objetivo deste tema então é o de trazer esta realidade à tona, checando os preconceitos e os valores destes seres, debatendo como a contemporaneidade e suas narrativas estão sendo moldadas em uma nova estética. Venha, participe de mais este encontro compartilhando ideias e pesquisas. As ideias estão agrupadas, e não restritas, em focos como: Comunicação e Novas Mídias: Design / Mídias / Tecnologias / Mercado / Tendências / Consumo. Sociedade, Cultura e Arte: Espaço da arte / Subversões / Apropriações / Processos Criativos / Estética / Identidade. Arte Educação Contemporânea: Curadoria / Mediação / Educação / Produção / Artista / Públicos.

Datas importantes:

20.05 — Call for paper

20.07 — data limite de envio das propostas

01.08 — notificação de aceite

01.09 — data limite de envio do arquivo finalizado

12, 13 e 14.10 — Encontro no GALPÃO IV

 

Para mais informações e inscrição, clique aqui