Chamada Pública vai financiar projetos de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia e a espaços científico-culturais

Data limite para submissão de propostas é 12 de setembro

Publicada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT nº 39/2022 – programa de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia e a espaços científicos. O valor global do edital é de R$ 55 milhões. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O objetivo é apoiar projetos de pesquisa, revitalização, expansão, manutenção e fortalecimento institucional de espaços científico-culturais – como centros e museus de Ciência e Tecnologia, planetários, jardins botânicos, zoológicos, centros de visitantes em unidade de conservação, parques de ciência e instituições similares – nas diversas regiões do país, que visem contribuir para a popularização e divulgação científica, tecnológica e de inovação, junto a distintos públicos, em todas as áreas do conhecimento.

De acordo com a Chamada Pública, cada projeto aprovado em uma das quatro primeiras linhas poderá receber financiamento de até R$ 800 mil. Os projetos deverão ser submetidos a uma das seguintes linhas:

Linha 1: Aquisição e adaptação de veículos para projetos de ciência móvel;

Linha 2: Revitalização da infraestrutura e do acervo de espaços Científico Culturais existentes;

Linha 3: Divulgação científica e educação museal;

Linha 4: Pesquisas sobre Divulgação de Ciência em Espaços Científicos Culturais.

Acesse a íntegra da Chamada Pública neste link.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações