Chamada para artigos: Cadernos de Sociomuseologia – Corpo, Gênero e Dissidências nos Museus e na Museologia

Trabalhos podem ser enviados até 30 de outubro

A próxima edição dos Cadernos de Sociomuseologia, cujo título é Corpo, Gênero e Dissidências nos Museus e na Museologia, está com chamada aberta de artigos. Organizado por Judite Primo, Jean Baptista e Tony Boita, a publicação busca reunir artigos que versam sobre novos objetos e novas abordagens relativas a identidades que escapam da matriz hegemônica masculina mormente vigente nos museus e na Museologia.

Para isso, apoia-se na Resolução nº 4/ICOM (2013), nos Princípios de Yogyakarta (2007), na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural (2002), entre outros documentos que orientam sobre a necessidade de se buscar novas políticas culturais que contemplem a diversidade tendo em vista a superação de desigualdades históricas. Neste sentido, este dossiê recebe artigos sobre ações e reflexões em múltiplas abordagens teóricas, em especial quando tratam sobre documentação, conservação, expografia, ação educativa, comunicação, política de aquisição e descarte, entre outros ofícios e saberes próprios dos museus e da Museologia, particularmente quando vinculados aos modos de representar ou de esquecer corpos femininos e/ou dissidentes.

Em conjunto, o dossiê objetiva a promover a circulação de conhecimentos interessados no aprofundamento do pensamento sociomuseológico diretamente vinculado aos debates de equidade de gênero e orientações plurais, compreendendo os museus e a Museologia enquanto importantes agentes do processo de superação de fobias contemporâneas a essas corporalidades.

O Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tenologias  edita os Cadernos de Sociomuseologia desde 1993, sendo a mais antiga revista científica de língua portuguesa dedicada à museologia.  Os cadernos são publicados em estreita colaboração com investigadores e professores de museologia de instituições de Ensino Superior e de Investigação de vários países.

Para fazer a submissão do artigo, clique aqui.

Fonte: Universidade Lusófona de Humanidades e Tenologias