Centro Cultural Martha Watts divulga programação de abril

O Centro Cultural Martha Watts, em Piracicaba, divulgou a programação de abril. Confira as exposições em cartaz durante o mês:

Exposição permanente do Salão Universitário de Humor – UNIMEP
Tema do mês: ‘Juventude cheia de Humor’
Visitação: até 30/04

Caricaturas, charges, cartuns e HQs com temas relacionados à juventude compõem a mais recente exposição do Centro Cultural Martha Watts. Críticas humorísticas, retratos caricatos de ídolos e cenas satíricas criadas por jovens autores nas 25 edições do evento de humor apresentam um “diversificado mosaico, pela visão dos próprios homenageados. Afinal, trata-se do acervo de um Salão Universitário, com trabalhos criados por universitários”, comenta o caricaturista e artista plástico Camilo Riani, presidente da Comissão Organizadora do evento.

Os trabalhos presentes na mostra ‘Juventude cheia de Humor’, dentro do projeto Mostra Permanente do Salão Universitário no Martha Watts, permanecem expostos durante os meses de março e abril. A organização ocorre a partir da parceria entre as equipes do evento humorístico e do Centro Cultural, capitaneado pela professora Joceli Lazier. Os trabalhos foram reunidos desde 1992 e são apresentados aos visitantes de acordo com a época em que o material esteja exposto. No período atual, datas comemorativas como o ‘Dia Mundial da Juventude’, em 30 de março, e o ‘Dia dos Jovens’, em 13 de abril, inspiram a mostra.

Exposição de Fotos “Paragem” por Saulo S. Jardim
Visitação: até 27/04
Local: Sala Monet

Entre os dias 06 e 27 de abril de 2018, o Centro Cultural Martha Watts estará sediando a Exposição de Fotos intitulada Paragem, uma proposta criada pelo pastor Saulo Stratico Jardim (Igreja do Nazareno Jardim Elite – INJE), a qual traz como objetivo compartilhar parte das suas experiências em viagens internacionais, visitando lugares bíblicos.

Os temas abordados retratam particularidades da Bíblia, em cinco países (Israel, Egito, Turquia, Grécia e Itália) e três continentes (África, Ásia, e Europa), além de revelar curiosos lugares do Oriente. Serão ilustradas histórias de grande repercussão nos tempos bíblicos (as Sete Igrejas citadas em Apocalipse, a Caverna onde João recebeu as revelações de Deus, o lugar onde o Apóstolo Paulo ficou preso em Roma…). Através destas imagens, espera-se que todos os visitantes tenham uma maior noção de como aconteceram muitos fatos relatados na Palavra de Deus, bem como a curiosidade de saber como se encontram estes lugares em nossos dias, passados mais de dois mil anos de história. Para extrair o melhor que “Paragem” oferece aos seus visitantes, certamente se deve parar para contemplar aquilo que um dia alguém parou para ver, registrar e agora expor. Exposição Paragem – A Bíblia revelada em curiosas imagens, por diferentes ângulos, lugares, países, e continentes!

Exposição: Projeto Feudalismo: pensando sobre a Idade Média
Visitação: até 27/04
Local: Sala Da Vinci

A produção de maquetes representando feudos realizadas pelos alunos dos 7os anos do Ensino Fundamental II do Colégio Metodista Piracicabano faz parte do Projeto Feudalismo, que envolve ainda a elaboração e recitação de poemas autorais, inspirados na literatura medieval, contextualizando a época e a confecção de vestimentas inspiradas no contexto estudado. Essas atividades têm como objetivo propiciar aos alunos uma aproximação maior com o contexto histórico do conteúdo desenvolvido ao longo do primeiro trimestre. Como muitas das características da sociedade medieval eram bastante diversas de nosso cotidiano, esse tipo de atividade favorece o questionamento e a pesquisa de detalhes que possivelmente passariam despercebidos em aulas somente expositivas.

Esse projeto já é desenvolvido há alguns anos e conta com uma exposição do material produzido aos pais dos alunos dos 7os anos e aos estudantes dos 5os anos. O maior desafio dos expositores é explicar aos colegas o contexto e o significado de cada detalhe disposto nas maquetes, o que faz com que eles se dediquem bastante ao estudo do conteúdo. As elaborações das maquetes e dos poemas levaram cerca de dois meses, entre a entrega do roteiro de orientações e a exposição final, com atividades desenvolvidas em grupos na sala de aula e individualmente em casa. Visando à eficácia da interdisciplinaridade, o conhecimento histórico adquirido é manifestado por meio da produção de poemas, em que o eu lírico é
expresso com personagens da sociedade feudal. Esse trabalho colabora para o desenvolvimento da habilidade da escrita do gênero, que é conteúdo do 7o ano. A proposta do recital é desenvolver também a habilidade oral e proporcionar aos alunos um momento de fruição poética.

Para os alunos, além de uma aproximação maior com o contexto histórico e linguístico do conteúdo desenvolvido ao longo do primeiro trimestre, espera-se ainda que a realização dessas atividades em grupo seja desafiadora, possibilitando a eles comparar, classificar, formular e reformular conceitos, de modo participativo e sempre dialogado, desenvolvendo a cooperação. O projeto foi organizado pelos professores Thiago José Bot Bonfim (professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II), Albert Stuart Rafael (professor de História do Ensino Fundamental II e Ensino Médio), com apoio da coordenação do Ensino Fundamental II do Colégio Piracicabano.

O Centro Cultural Martha Watts, informa que terá expediente no dia 07 de abril (sábado) das 10h às 14h. Venha nos fazer uma visita!

ENTRADA FRANCA
Segunda à sexta-feira das 09h às 17h
Espaço Memória Piracicabana

Coleções especiais:
João Chiarini (cultura e folclore)
Rocha Netto (esportes)
Jair Toledo Veiga (genealogia)
Arquivo do fórum (processos jurídicos)
Jornal “O Diário”
Museu Prof.ª Jaïr de Araújo Lopes
Visitas monitoradas

Centro Cultural Martha Watts
Rua Boa Morte, 1257 – Centro Piracicaba – SP
Fone: (19) 3124-1889
www.unimep.br/ccmw

Fonte: Centro Cultural Martha Watts