Gratuito: Centro Cultural da Penha promove o Ciclo Museologia Social, Memória e Patrimônio

Nos dias 07, 14 e 21 de dezembro, às 14h, acontece o Ciclo Museologia Social, Memória e Patrimônio, no Centro Cultural da Penha, em São Paulo.

Gratuito e aberto ao público em geral interessado pelo tema, o objetivo do evento é divulgar e debater conceitos relacionados à museologia social, bem como iniciativas culturais que procuram valorizar diferentes memórias e patrimônios culturais, de preferência as que atuam em bairros da zona Leste da cidade de São Paulo.

“Desde o início da década de 1970, o campo da Museologia e de outras áreas relacionas ao patrimônio cultural tem sido palco de diversas movimentações, buscando sempre uma maior democratização de seus espaços e práticas. Mas para que isso de fato aconteça, é preciso uma maior participação de diferentes grupos da sociedade enquanto público das ações museológicas, além de ações ativas enquanto agente em prol do estabelecimento e valorização de referências de memória e patrimônio. E é através desse olhar que se dá cada vez mais ênfase às ideias de cogestão, curadoria coletiva e outros processos e práticas colaborativas”, afirma Leonardo Vieira, historiador, museólogo e produtor cultural.

Para ele, como resultado destas movimentações, é possível citar o foco cada vez maior em grupos sociais ainda marginalizados, como as comunidades LGBTs, grupos indígenas, além da execução de projetos voltados a estas comunidades em museus, centros de memória e tantos outros espaços organizados pela sociedade civil e que procuram ser concretizados a partir de diferentes perspectivas.

O Ciclo é uma realização do Coletivo Memória & Resistência, Centro Cultural Penha e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Confira a programação:

Dia 07/12, às 14h
Mesa de debate 1 – Museologia Social: Cogestão e Curadoria Coletiva
Convidada: Suzy Santos (Projeto Cultural Pimenteiros e Pimenteiras do Vermelhão e Rede SP de Memória e Museologia Social)

Dia 14/12, às 14h
Mesa de debate 2 – Memórias e Patrimônios na Zona Leste
Convidados: Grupo Ururay e Movimento Cultural Ermelino Matarazzo


Dia 14/12, às 16h
Mesa de debate 3 – Lugares de Memória no Bairro da Penha
Convidados: em processo de confirmação

Dia 21/12, às 14h
Mesa de debate 4 – Memórias e Patrimônios da Comunidade LGBT
Convidados: Acervo Bajubá e Coletivo Acuenda

Dia 21/12, às 16h
Mesa de debate 5 – Memórias e Patrimônios da Comunidade Negra
Convidados: em processo de confirmação

SERVIÇO

Ciclo Museologia Social, Memória e Patrimônio, no Centro Cultural da Penha

Dias: dias 07, 14 e 21 de dezembro, a partir das 14h

Centro Cultural da Penha

Largo do Rosário, 20, Penha, São Paulo/SP

Informações: (11) 2295-0401

Fonte: Centro Cultural da Penha