CATAVENTO E CASA DAS ROSAS ESTÃO ENTRE OS MUSEUS MAIS VISITADOS DO PAÍS

Os museus Catavento e Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura estão entre os dez museus mais visitados do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Os dados do levantamento podem ser vistos clicando aqui.

O documento aponta  que, em 2019, 25.528.284 visitantes passaram pelos 820 museus que realizam a contagem de público. O Catavento recebeu 665.452 pessoas, em sua maioria público espontâneo, 472.184, o que representa cerca 70%. Os 193.268 restantes compõem os agendamentos realizados por escolas, ONGs, associações, serviços de saúde e assistência social, entre outros. No mesmo período, o público da Casa das Rosas foi de 485.187.

O Museu Catavento, espaço dedicado à ciência e tecnologia, é gerido pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional. Inaugurado em  março de 2009, seu objetivo é aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitindo conhecimentos básicos e valores sociais. Ele está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias, inaugurado em 1924.

A Casa das Rosas está localizada na Avenida Paulista. O local realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu se dedica à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento concretista durante a década de 1950.

Quer saber mais? Acesse os sites oficiais dos museus: Catavento e Casa das Rosas.

Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa