Casa Mário de Andrade: inscrição para curso Tebas, o arquiteto

A Casa Mário de Andrade oferece curso gratuito “Tebas, o arquiteto: vestígios de excelência negra na paisagem paulistana” nos dias 7, 14, e 28 de abril, das 19h às 21h. A atividade será desenvolvida na plataforma Zoom e a inscrição pode ser realizada clicando aqui. O link será enviado aos inscritos por e-mail um dia antes da atividade.

O curso pretende oferecer ao público um panorama do legado do arquiteto Tebas, responsável pela renovação estilística da arquitetura da São Paulo oitocentista, cuja importância tem sido redescoberta.

Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade. Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural” do Museu.

Cronograma das atividades

07/04 – Apresentação do livro Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata, lançado em março de 2019;

14/04 – As relações entre as narrativas historiográficas e ficcionais sobre o negro arquiteto;

28/04 – As relações entre o legado de Tebas e a luta antirracista no Brasil.

Abílio Ferreira é escritor e jornalista, especialista em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela UNIFESP e mestrando no programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH/USP. Organizou o livro Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata (abordagens), lançado em março de 2019, e coordena o Instituto Tebas de Educação e Cultura, bem como o Movimento pela Preservação e Valorização do Sítio Arqueológico dos Aflitos, no bairro paulistano da Liberdade.

Fonte: Museu Casa Mário de Andrade