Casa Mário de Andrade exibe curta de Charles Chaplin com trilha ao vivo

A Casa Mário de Andrade, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, realiza a primeira edição do Cinegruta, com a exibição do curta “Rua da Paz” (1977), de Charles Chaplin. O filme será acompanhado por um trilha sonora executada ao vivo, pelo música Gabriel Levy. A atividade é gratuita e acontece no dia 28 de fevereiro, quarta-feira às 19h00.

No curta, Carlitos (Charles Chaplin) é um vagabundo que conhece Edna em um centro de ajuda social no bairro por onde perambula. Para impressioná-la, ele aceita ocupar o posto vago do policial que supervisiona a Easy Street, na verdade uma rua sem lei. Para conquistar a garota, ele deve enfrentar o vigarista que domina a rua, ajudar os pobres e defender as mulheres.

Esta é a primeira vez que Gabriel Levy musicaliza um filme de Chaplin. Para as sessões, o músico utilizará acordeom, teclado e percussão. O filme tem duração de 24 minutos, e serão realizadas três sessões no mesmo dia, com participação máxima de 10 pessoas em cada uma.

Cinegruta ocupa um espaço do porão da Casa Mário de Andrade, local recentemente recuperado, que deverá abrigar eventos e exposições. Nesta ocasião, o público poderá conhecer o ambiente em que o poeta colecionava revistas e jornais.

Fonte: Casa Mário de Andrade