Casa Guilherme de Almeida realiza “Sessão Versátil +: O cinema de Robert Bresson”

A Casa Guilherme de Almeida realiza, dia 28 de abril, das 10h às 18h, a “Sessão Versátil +: O cinema de Robert Bresson”, com mediação dos especialistas Fernando Brito e Raphael Cubakowic. As inscrições, gratuitas, estão abertas e devem ser feitas AQUI.

Em 2018, a parceria entre a Casa Guilherme de Almeida e a Versátil Home Video traz uma novidade: além das costumeiras sessões seguidas de debate, em cada encontro será oferecido um curso intensivo sobre os temas relativos ao filme escolhido para ser projetado na íntegra.

Agora, portanto, a Sessão combina uma atividade de formação e uma exibição de filme seguida de debate com convidados. A exibição, no entanto, é aberta ao público em geral, mesmo para quem não tenha acompanhado a primeira parte da atividade. Haverá emissão de certificado para aqueles que acompanharem a atividade completa.

O cinema de Robert Bresson

Importante cineasta e crítico francês, Bresson desenvolveu uma linguagem própria que influenciou a geração da Nouvelle Vague e testou os limites sobretudo da direção de atores em cena. Após uma introdução à sua obra, será exibido o filme Um condenado à morte escapou (1956).

Fernando Brito é crítico de cinema, curador da Versátil Home Video. Dentro do site da distribuidora apresenta os boletins periódicos com lançamentos e notícias sobre os filmes do catálogo disponível.

Raphael Cubakowic é montador, crítico de cinema e atua como editor e assistente de curadoria na Versátil Home Vídeo. Além de experiência com roteiro e som de curtas-metragens, é responsável pela montagem de obras como “Na Pista”, “Fragmentos de Uma Metrópole” (vencedor do prêmio Filmworks Film Festival 2017 de melhor edição), “Hora Extra” e “Pontos de Vista”.

Fonte: Casa Guilherme de Almeida