Casa G. de Almeida realiza bate-papo sobre cultura e lazer em instituições culturais

A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo realiza sexta (25), às 16h30, um bate-papo previamente gravado com a educadora e pesquisadora Marina Gouveia sobre a importância de ações educativas em museus.

A publicação será disponibilizada nas páginas da Casa Guilherme de Almeida no YouTube e Facebook.

Nessa breve conversa, a pesquisadora fará considerações sobre a importância de ações educativas em museus, de forma que promovam efetivamente a aproximação das instituições culturais e de lazer com as comunidades ao seu redor e os diversos públicos da cidade de São Paulo, cuja polifonia de expressões culturais foi emblematicamente celebrada nos discursos modernistas.

A atividade faz parte da programação da Agenda Tarsila, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Participantes

Ana Lídia Teberga é licenciada em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e Técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude. Já atuou como professora e, desde 2010, trabalha com instituições museais. Já foi educadora do Museu da Casa Brasileira, Estação Pinacoteca, entre outros. Foi selecionada no Novos Olhares 2018, do MIS, com o projeto “Quem são as Mulheres da Biblioteca?”. É educadora da Casa Guilherme de Almeida.

Lucas Goulart é bacharel em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (2021). Tem experiência em mediação em exposições e educação patrimonial em instituições como Sesc, Teatro Municipal de São Paulo, além das edições da Jornada do Patrimônio da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é educador na Casa Guilherme de Almeida.

Marina Gouveia é graduada em Produção Cultural pela FAAP e em Lazer e Turismo pela USP, Técnica em Museologia pela ETEC e mestranda em Museologia na USP. Atua como educadora desde 2013 desenvolvendo projetos voltados às Artes Visuais, Educação Patrimonial e Museologia. Realizou parte de sua pesquisa sobre a relação entre Lazer e Museus na Universidade de Helsinki, na Finlândia.

Fonte: Casa Guilherme de Almeida