Casa Guilherme de Almeida: curso sobre “obras abertas”

A Casa Guilherme de Almeida promove, de 26 de agosto a 25 de novembro, o curso gratuito “Obras Abertas: História Sincrônica da Literatura”, com o especialista Flávio Ricardo Vassoler. As aulas ocorrem aos sábados (exceto em feriados prolongados), das 10h30 às 13h30. As inscrições estão abertas AQUI.

Em diálogo com distintas (porém complementares) correntes críticas, tais como o formalismo russo, o estruturalismo e a psicanálise, o pós-estruturalismo e a noção de obra aberta, de Umberto Eco, este curso procurará analisar textos literários para que, a partir de suas constituições, seja possível apreender suas múltiplas interpretações e relações sincrônicas e polissêmicas. Serão analisados textos de Goethe e Dostoiévski, Machado de Assis e Kafka, Wisława Szymborska e Camus, James Baldwin e Svetlana Alexievitch, entre outros importantes autores.

Flávio Ricardo Vassoler

Escritor e professor universitário, é doutor em Letras pela FFLCH/USP, com estágio doutoral junto à Northwestern University, em Chicago. É autor de Tiro de Misericórdia e O Evangelho segundo Talião, e organizador de Dostoiévski e Bergman: o niilismo da modernidade. Periodicamente, atualiza o Portal Heráclito (www.portalheraclito.com.br), página em que posta fragmentos de seus textos literários, os programas do Espaço Heráclito e as fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

Fonte: Casa Guilherme de Almeida