A Casa Guilherme de Almeida, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza, a partir do dia 11 de fevereiro, o curso gratuito “Ficção-científica nos anos 1960: da literatura ao cinema”, ministrado pelos especialistas Fernando Brito e Raphael Cubakowic.
As inscrições estão abertas e devem ser feitas AQUI.
O curso fará uma reflexão sobre as adaptações de importantes obras da literatura sci-fi para as telas nos anos 1960, buscando identificar as escolhas estéticas adotadas nas transposições e como o contexto sócio-histórico-cultural da época se apresenta em tais trabalhos.
Será exibido, na íntegra, o filme Mortos que matam (1964), de Ubaldo Ragona e Sidney Salkow.
Os encontros acontecem de 11 a 15 de fevereiro, das 19h às 21h, e dia 16 de fevereiro, das 14h às 18h.
Fernando Brito é crítico de cinema, curador da Versátil Home Video. Dentro do site da distribuidora apresenta os boletins periódicos com lançamentos e notícias sobre os filmes do catálogo disponível.
Raphael Cubakowic é montador, crítico de cinema e atua como editor e assistente de curadoria na Versátil Home Vídeo. Além de experiência com roteiro e som de curtas-metragens, é responsável pela montagem de obras como “Na Pista”, “Fragmentos de Uma Metrópole” (vencedor do prêmio Filmworks Film Festival 2017 de melhor edição), “Hora Extra” e “Pontos de Vista”.
Fonte: Casa Guilherme de Almeida