Casa Guilherme de Almeida e Oficina Cultural Oswald de Andrade promovem cursos e encontros on-line

Para garantir a vaga, é necessário fazer a inscrição dentro dos prazos das atividades. Toda a programação é gratuita e está disponível no hotsite +Cultura

Narrativas multiplataforma, mestres do cinema silencioso, panorama do cinema musical e como produzir roteiro para o audiovisual. Essa variedade de programação on-line e gratuita será realizada em maio e junho, pelos equipamentos culturais gerenciados pela Poiesis, junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Os inscritos receberão o link das atividades escolhidas e que levarão à plataforma Google Meet.

Cursos voltados ao cinema e multiplataforma estão disponíveis na programação da Casa Guilherme de Almeida. Em Grandes diretores do cinema: ciclo Mestres do Cinema Silencioso, o museu inicia o ciclo voltado a grandes diretores e diretoras da sétima arte. Em 22 e 29 de maio, 5, 12 e 19 de junho, às sextas-feiras, a partir das 19h, este curso será ministrado pelo crítico de cinema Fernando Brito e apontará obras de grandes mestres que iniciaram carreira na época do cinema silencioso, gênero que surgiu na virada do século XIX para o XX. Os alunos terão contato com a contribuição estética até a evolução da linguagem cinematográfica, com atenção ao contexto histórico, social e cultural. Neste link é possível se inscrever até 19/05.

Já Joyce Pais, especialista em gestão da comunicação e criadora do Cinemascope, aplica o curso Transmídia Storytelling: o universo das narrativas multiplataforma nos dias 2, 4, 9 e 11 de junho, terças e quintas-feiras, às 19h.

As aulas expositivas e conceituais de Transmídia Storytelling apresentarão uma visão das estratégias transmídia, com conceitos para ajudar os alunos na análise e no entendimento de seus usos nas mais diversas mídias e plataformas. As séries televisivas analisadas, Twin Peaks e True Detective, foram escolhidas como ponto de partida para uma imersão às narrativas complexas de multiplataforma. A inscrição está aberta até 31/05 por aqui.

O Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade, agora virtual também, traz uma agenda diversificada. Nas terças e quintas-feiras de maio e junho, das 18h às 19h30, o Cineclube on-line: Lives sobre Cinema Musicalserá mediado pelo pesquisador em Teatro Musical e dramaturgo Gerson Steves. O objetivo é conversar sobre a linguagem e o roteiro do cinema musical, além de como as obras originais têm alterações quando se tornam produtos audiovisuais, assim como as interseções com o teatro, literatura e outras artes. As produções desenvolvidas entre 1950 e os primeiros anos do século XXI serão analisadas, como os filmes Chicago, Hello Dolly, Hair, Into The Woods e La-La-Land. Inscrição aberta neste link.

Nas terças-feiras de maio e junho, das 18h30 e 20h, o Cineclube on-line: um panorama do Cinema Mundial – Os Grandes Mestrespropõe análises das principais características estéticas de cineastas de diferentes países, pensando também a sua importância no cinema do próprio país de origem, com atenção especial ao contexto histórico, social e cultural. Dentre os principais diretores a serem estudados, estarão John Ford, Kenji Mizoguchi, Jean Renoir, Luis Buñuel, Roberto Rossellini, Robert Bresson, Ingmar Bergman e Andrei Tarkóvski. A coordenação dos encontros será feita por Fernando Brito e Raphael Von Peer Cubakowic. Para participar, inscreva-se por aqui.

Por meio do +Cultura, novo hotsite daPoiesisonde está toda a programação virtual dos espaços culturais, constam mais informações sobre a agenda cultural e educativa de cada equipamento cultural. Acesse www.poiesis.org.br/maiscultura.

SERVIÇO

Casa Guilherme de Almeida | contato@casaguilhermedealmeida.org.br | Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128

Curso

Grandes diretores do cinema: Ciclo Mestres do Cinema Silencioso

Com Fernando Brito

Sextas-feiras, 22 e 29 de maio, e 5, 12 e 19 de junho, das 19h às 21h

40 vagas

Inscrição aberta até 19/05 por aqui.

Plataforma: Google Meet – A turma inscrita receberá, via e-mail, os links para participar.

Curso

Transmídia Storytelling: o universo das narrativas multiplataforma

Com Joyce Pais  

Terças e quintas-feiras, dias 2, 4, 9 e 11 de junho, terças e quintas-feiras, às 19h
40 vagas
Inscrição aberta até 31/05 por aqui.
Plataforma: Google Meet – A turma inscrita receberá, via e-mail, os links para participar.

Oficina Cultural Oswald de Andrade | oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br | (11) 3222-2662

Encontro Cineclube on-line: lives sobre Cinema Musical

Coordenação: Gerson Steves

7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de maio, e 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30 de junho – terças e quintas-feiras – 18h às 19h30
30 vagas por encontro

Inscrição aberta neste link até um dia antes das datas dos encontros.
Plataforma: Google Meet – A turma inscrita receberá, via e-mail, os links para participar.

Encontro Cineclube on-line: um panorama do Cinema Mundial – Os grandes mestres

Coordenação: Fernando Brito e Raphael Von PeerCubakowic

12, 19, 26 de maio, e 2, 9, 16 e 23 de junho – terças-feiras – 18h30 às 20h

30 vagas por encontro

Inscrição aberta por aqui até um dia antes das datas dos encontros.

Plataforma: Google Meet – A turma inscrita receberá, via e-mail, os links para participar.

Fonte: Poiesis