Casa do Lago traz exposição sobre as subjetividades do mundo moderno

A mostra no Espaço Cultural da Unicamp reúne fotos e instalaçao de Verônica Beutner. De 09 a 28/05

A exposição “Além do Visto”, da artista Verônica Beutner, pode ser conferida no Espaço Cultural Casa do Lago da Unicamp, de sexta-feira, 9 de maio, até dia 28. A mostra trata dos desdobramentos de sua pesquisa de Mestrado em Poéticas Visuais, no Instituto de Artes da Unicamp.

Verônica exibe uma série fotográfica e uma instalação artística derivadas de performances nas quais investiga as subjetividades do mundo contemporâneo mediadas pela condição da exposição à luz.

Nesta proposta procura expressar-se principalmente pela fotografia, linguagem pela qual se constroem seus demais projetos artísticos. A fotografia é o meio de entrada dessa jovem artista dedicada atualmente ao estudo da performance na contemporaneidade brasileira. Para ela, performance e fotografia estabelecem diálogo aberto a partir do dado da luz que assume como ponto de inflexão para os trabalhos criados. Neles, a intensidade da luz assume o tônus da verdade que pretendem indagar.

Seja por meio de imagens fotográficas que documentam a performance intitulada “Do pensamento material sobre a alma, ou por meio da ‘ambiência instalativa’ de título “Para além do brilho”, ambos criados neste ano de 2014, Verônica apresenta a exposição física de seu corpo à luminosidades cegantes, à procura das verdades das nossas aparências sociais.

A combinatória entre a instalação e a performance reforçam a questão do gênero como campo temático explorado nos trabalhos. A partir desses elementos, Verônica pergunta: A luz é a grande verdade ou estamos apenas temporariamente cegos pela sua claridade? O que realmente somos por trás da superficialidade das aparências? O que a nossa aparência pré-definida nos definirá na sociedade?

Trata-se de uma primeira exposição organizada pela artista para analisar o desenvolvimento de seu processo criativo ligado às suas discussões no Mestrado, sob orientação da profa dra Sylvia Furegatti.

Serviço:
Exposição “Além do Visto” – Verônica Beutner
Local: Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp, Barão Geraldo – Campinas. (19) 3521-7701/ 3521-1708
Data: 9 de maio (abertura); 12 a 28 de maio (visitação)
Horário: segunda a sexta, das 8h30 às 22h
Entrada: gratuita

Fonte: Campinas