Casa de Oswaldo Cruz tem aula inaugural online sobre negacionismo

O termo, criado nos anos 1980 para definir o holocausto tem ganho novas definições com acontecimentos históricos ao longo dos anos.

O professor e historiador Marcos Napolitano, da Universidade de São Paulo (USP), realiza no dia 19 de março, às 14h, convidado pela Casa de Oswaldo Cruz, a aula inaugural ‘Negacionismos e revisionismos ideológicos: o conhecimento histórico em xeque’. A atividade, que abre o ano letivo dos cursos de pós-graduação das áreas de história, patrimônio cultural e divulgação científica da instituição, será transmitida ao vivo pela página da Casa no Facebook.

“Eu pretendo apresentar a discussão atual sobre o negacionismo, que é um fenômeno relativamente novo na conjuntura brasileira. [A aula vai abordar] não somente o negacionismo histórico, mas [também] os negacionismos científicos, que vêm tomando conta do debate público, e discutir as fronteiras entre o revisionismo historiográfico e o revisionismo ideológico”, afirma Marcos Napolitano, destacando a importância do tema no contexto atual. A aula inaugural será aberta ao público.

Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar, e na área de história da cultura, com ênfase nas relações entre história e música popular e história e cinema, Marcos Francisco Napolitano de Eugênio é doutor e mestre em História Social pela USP, instituição da qual é docente. Foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 1994 e 2004 e professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III, em 2009.

Fonte: Casa de Oswaldo Cruz