Casa das Rosas traz o curso “Composição de versos” e Casa Mário de Andrade celebra a obra de Alberto Nepomuceno

Saiba como funciona o ritmo em poesia e conheça o repertório de Nepomuceno, considerado o precursor do nacionalismo musical brasileiro

A Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade realizam eventos virtuais voltados aos ritmos da linguagem e da música no mês de junho. As atividades são gratuitas.

Em 17 e 24 de junho, quartas-feiras, a partir das 19h, a Casa das Rosaspromove o curso Composição de versos: tendências. Dentro das tendências atuais de composição literária, qual o papel do ritmo para a poesia? A partir dos modos de versificação ao longo da história e da prática de moldes rítmicos consagrados, dos metros fixos ao verso livre, a atividade pretende expor e debater esse aspecto fundamental de toda criação poética. Cada encontro será dividido em duas partes: na primeira, será feita a exposição teórica de técnicas e exemplos da composição de versos; na segunda, serão propostos exercícios e será dada a oportunidade de leitura de poemas dos(as) próprios(as) participantes. A inscrição estará aberta até 16/06, clique aqui e inscreva-se.

Os encontros serão ministrados por Rodrigo Bravo, mestre em Linguística e doutorando em Tradutologia pela USP, professor de pós-graduação em Música Popular da Faculdade Santa Marcelina, pesquisador em Ciências da Linguagem junto ao Departamento de Letras Modernas (DLM) da USP e autor dos livros Poligonia do Haikai (2017), Teso(2018) e Mavórcio Libreto (2018), entre outros.

No dia 20 de junho, sábado, entre 16h30 e 18h, o público poderá participar da aula-show A música de Alberto Nepomucenoda Casa Mário de Andrade. Essa atividade celebra os concertos que Mário de Andrade promovia na “pauliceia desvairada”, nos quais reunia seus convidados modernistas, e também homenageia o músico Alberto Nepomuceno, considerado precursor do nacionalismo musical brasileiro, no ano em que se completa o centenário da morte do compositor. A inscrição on-line fica aberta até 19/06, para se inscrever, clique aqui.

Já no final do século XIX, o cearense Nepomuceno, que trabalhou como compositor, pianista, organista e professor lutou pela nacionalização da música erudita por meio do idioma português falado no Brasil. Ele é apontado como um dos primeiros compositores da música clássica a trabalhar com gêneros, ritmos e narrativas caracteristicamente brasileiras. A aula-show da Casa Mário de Andrade será ministrada por César Qúadros, formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuante na música e em técnicas corporais há mais de 25 anos, e pelo convidado Paulo Nunez, clarinetista, professor de música e arranjador que já integrou o Quarteto de clarinete Spalla e atualmente faz parte do espetáculo Cinco Séculos de Canções no Brasil.

SERVIÇO

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

CURSO – COMPOSIÇÃO DE VERSOS: TENDÊNCIAS

Com Rodrigo Bravo

Quartas-feiras, 17 e 24 de junho, das 19h às 21h

40 vagas | Grátis

Inscrição até 16/06 por este link: https://bit.ly/2M1hbzD

A atividade será desenvolvida na plataforma Google Meet.

Casa Mário de Andrade

AULA-SHOW – A MÚSICA DE ALBERTO NEPOMUCENO

Com César Quadros e o convidado Paulo Nunez

Sábado, 20 de junho, das 16h30 às 18h

60 vagas | Grátis

Inscrição até 19/06: https://bit.ly/2zxHCdG

A atividade será desenvolvida na plataforma Google Meet.

Fonte: Poiesis