Casa das Rosas ressalta a poesia pouco conhecida de Grünewald

0.casadasrosas

O evento é uma oportunidade para conhecer escritores que colaboraram para a história dos 60 anos da poesia concreta

 A poesia concreta abriu caminho para muitos poetas e escritores. Para comemorar os 60 anos deste movimento, no dia 20 de outubro, às 19h30, o coordenador Julio Mendonça, do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela organização social POIESIS, ministrará palestra sobre a poesia pouco conhecida de José Lino Grünewald

Grünewald ficou mais conhecido como tradutor, ensaísta e crítico de cinema. A partir de meados dos anos de 1950, juntamente com o poeta Ronaldo Azeredo, passou a integrar o grupo Noigandres, formado por Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Na ocasião, ele apresentou para Augusto seus primeiros trabalhos poéticos, alguns paraconcretos ou já concretos, como os poemas vérticecesse pomba. Sua obra poética é reduzida, mas marcante e tem como uma de suas imagens fundantes o paradoxo, como Mendonça mostrará em sua fala.

 

Sobre Grünewald

Nascido no Rio de Janeiro, José Lino Grünewald começou a escrever em 1956, no Jornal do Brasil. Assinava críticas de cinema, música e literatura. No mesmo jornal, publicou seu primeiro poema e se tornou um dos novos poetas da linha concretista. Depois, colaborou no Correio da Manhã e no suplemento literário do Correio Paulistano. É autor das obras Um e dois (1958), A ideia do cinema (1969), Transas, traições, traduções (1982) e O grau zero do escreviver (2002), entre outros.

 

Serviço:

A POESIA DE JOSÉ LINO GRÜNEWALD
Quinta-feira, 20 de outubro, às 19h30
Com: Julio Mendonça

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

 

Fonte: Assessoria de imprensa – SEC
Imagem: divulgação