Casa das Rosas recebe inscrições para o CLIPE nas categorias adulto e jovem

O Centro de Apoio ao Escritor (CAE) da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura está com inscrições para o CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores) nas categorias adulto e jovem, pelo site do museu, até 5 de fevereiro de 2022. A Casa das Rosas integra a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis.

Com o objetivo do exercício livre da criatividade por meio da palavra escrita, o CLIPE é direcionado às pessoas interessadas pela criação literária em todas as suas etapas e gêneros. A proposta é que autores e autoras iniciantes, até mesmo a parte que busca escrever e publicar obras literárias, recebam capacitação técnica e recursos de profissionalização. É gratuito tanto para o público adulto, quanto para os jovens.

Entre os docentes, estão nomes de escritores como Luiza Romão, Marcelo Maluf, Bruna Mitrano e Rafael Gallo, entre outros.

O resultado das listas de seleção será divulgado até 25 de fevereiro de 2022, no site e nas páginas do museu no Facebook Instagram , além das pessoas selecionadas serem contatadas pelo Centro de Apoio ao Escritor. As inscrições e os cursos são gratuitos. Haverá emissão de certificado.

Colaborando na criatividade e apoiando a publicação de títulos literários

Iniciado em 2013, o Curso Livre de Preparação de Escritores – Adulto colaborou no aperfeiçoamento de 570 escritores, o que resultou em mais de 100 títulos publicados, muitos deles com prêmios de incentivo para publicação. Realizado desde 2014, o Curso Livre de Preparação de Escritores – Jovem ajudou na formação de mais de 240 participantes.

Entre os títulos com apoio institucional do CAE, por meio da Casa das Rosas, o mais recente é o livro Chão Vermelho (Urutau, 2021), escrito pelo coletivo Terracota, formado pelas ex-alunas do CLIPE 2020 Prosa: Árizla Ismália, Jamille Anahata, Jéssica Moreira, Júlia Matelli, Lara Galvão, Luciana D’Ingiullo e Thamires Andrade.

CLIPE Adulto

Para participar das turmas de prosa e poesia, com 40 vagas cada uma, é necessário ter mais de 18 anos e preencher o formulário de inscrição disponível no site do museu Casa das Rosas.

As pessoas interessadas podem se inscrever para um ou mais gêneros e devem enviar uma pequena amostra do próprio trabalho em prosa e/ou poesia, seguindo o formato especificado no formulário. O início das aulas está previsto para 05 de março de 2022, com duração de oito meses. Além disso, serão aplicadas no formato híbrido, com encontros presenciais e on-line às quartas-feiras, das 19h às 21h, e totalmente on-line aos sábados, das 14h às 16h.

CLIPE Jovem

O CLIPE Jovem continuará integralmente no formato virtual, como foi em 2021. Para fazer parte da turma com 30 vagas, os interessados devem ter idade entre 14 e 18 anos. O formulário de inscrição também ficará disponível no mesmo link e durante o mesmo período, até o dia 05 de fevereiro de 2022. No momento da inscrição, é preciso apresentar uma pequena amostra de textos autorais.

Os encontros serão realizados às quintas-feiras, das 14h às 17h, em quatro módulos mensais, com início previsto para 09 de março.

No caso de dúvidas, acesse o campo do Centro de Apoio ao Escritor (CAE) no site do museu.

SERVIÇO

CLIPE Adulto

Inscrições: até 05/02/2022 – aqui

80 vagas, sendo divididas em duas turmas: 40 vagas para o CLIPE Prosa; 40 vagas no CLIPE Poesia

Faixa etária: mais de 18 anos

Resultados da seleção: até 25/02/2022 no site do museu

Início das aulas: 05/03/2022. Duração: 8 meses.

Aulas às quartas-feiras, das 19h às 21h (híbridas: presencial e on-line), e sábados, das 14h às 16h (totalmente on-line)

Grátis

CLIPE Jovem

Inscrições: até 05/02/2022 – aqui

30 vagas

Faixa etária: 14 a 18 anos

Resultados da seleção: até 25/02/2022 no site do museu

Início das aulas: 9 de março. Duração: em quatro módulos mensais. Aulas às quintas-feiras, das 14h às 17h, totalmente on-line.

Grátis

Fonte: Casa das Rosas