CASA DAS ROSAS COMEMORA 15 ANOS COMO ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA

Um dia inteiro de atividades: música, poesia e literatura vão compor a programação do sábado, 7 de dezembro

A Casa das Rosas se tornou Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura em dezembro de 2004 quando, após o falecimento do poeta e tradutor no ano anterior, a família doou seu acervo ao Estado de São Paulo. Com aproximadamente 20 mil volumes, a coleção é composta por livros que faziam parte da biblioteca do poeta e por objetos e obras de arte de sua coleção pessoal, além de doações e aquisições posteriores. Continuamente visitado por pesquisadores nacionais e estrangeiros, o acervo representa um espaço singular de pesquisa.

Para comemorar os 15 anos de sua existência como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, o museu promove no sábado, 7 de dezembro, das 10h às 21h, a Paulista Poética. Será um dia inteiro de programação gratuita com música, poesia e literatura. 

Às 10h, o projeto Canta a poesia, desenvolvido pelo Coral da Casa das Rosas, se apresenta especialmente em homenagem à Casa no seu aniversário. O grupo tem como foco a musicalização e a interpretação de poemas de autores brasileiros clássicos e de autores desconhecidos do grande público.

A partir de jogos propostos pelo Núcleo Educativo, os participantes de Ocupando o Jardim: Tarde de Jogos poderão conhecer mais sobre a Casa das Rosas e as histórias que compõem a memória deste espaço. Começando às 11h30, as atividades serão: Jogo da Memória, De Mapa na Mão e Dominó de Palavras. Os alunos da oficina Poesia Expandida, oferecida pelo Centro de Referência Haroldo de Campos, terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma Exposição e Roda de Performances, às 13h

O tradicional Expresso Poesia, stand-up poético da Casa das Rosas, desta vez evoca seu patrono com uma edição especial Haroldo de Campos. O poeta Marcelo Tápia fará uma breve recitação de poemas do homenageado às 14h. E, às 15h, os alunos do CLIPE – Curso Livre de Preparação do Escritor, oferecido pelo Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas (CAE), terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos, realizados durante o curso, em um sarau. Também às 15h, e com organização do CAE, o Museu promove sua popular distribuição gratuita de livros, o Pegue livros. São obras de gêneros diversos, como romance, conto, poesia, quadrinhos, arte e ensaio, e é permitida a retirada de até três exemplares por pessoa.

O compositor, cantor e instrumentista Péricles Cavalcanti faz um passeio pelos seus 45 anos de carreira no show Clássicos Daora – Voz e Violão, às 17h. No repertório, além de suas
músicas mais conhecidas (gravadas por Gal Costa, Caetano Veloso e Arnaldo Antunes, entre outros), constarão algumas canções explicitamente ligadas à poesia – como “Ode Primitiva”,
sua parceria com Haroldo de Campos; e “Elegia”, composta com a tradução de Augusto de Campos do poema “Elegy: going to bed”, de John Donne.

O sábado será encerrado com o Slam Experimento, que tem início às 19h e organização de Daniel Minchoni. Slams são o “esporte” da poesia falada; uma febre em muitos lugares do mundo. Só em São Paulo, ocorrem mais de quarenta por mês. Entretanto, por diversas razões, os poemas e performances mais experimentais raramente são escolhidos pelos poetas como material de disputa. Pensando nisso, a Casa das Rosas convida para uma competição de slam na qual os jurados levarão em conta, além dos critérios tradicionais, o grau de invenção dos poemas apresentados.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SERVIÇO
Casa das Rosas
| Av. Paulista, 37
07/12 – Sábado
10h Coral da Casa das Rosas: Poesia Cantada
11h30 Ocupando o Jardim: Tarde de Jogos
13h Exposição e Roda de Performances: Poesia Expandida
14h Expresso Poesia Especial – Haroldo de Campos
15h Sarau do CLIPE
15h Pegue Livros
17h Show Clássicos Daora – Voz e Violão, com Péricles Cavalcanti
19h Slam Experimento

Fonte: Casa das Rosas