CASA DAS ROSAS, CASA GUILHERME DE ALMEIDA E CASA MÁRIO DE ANDRADE TÊM VARIADA PROGRAMAÇÃO

Atividade são gratuitas e acontecem todas no ambiente virtual

A Rede de Museus-Casas Literários segue com suas atividades on-line. Até o final de julho a programação está repleta de atividades virtuais e gratuitas para quem deseja explorar o universo da literatura. 

Casa das Rosas

No curso “Ruem os Reinos: Haroldo de Campos leitor de Benjamin e Brecht”Diana Junkes discutirá as leituras que Haroldo fez de Benjamin e Brecht e os diálogos que em sua obra estabeleceu com ambos, enlaçando poesia e política, transcriação e crítica. O curso será dividido em três encontros às terças-feiras, dias 21 e 28 de julho e 4 de agosto das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 21, neste link.

Na conversa sobre o livro “O que se ouviu e o que não se ouviu na semana de 22”, Lívio Tragtenberg dividirá um pouco da pesquisa feita para o livro, em que aborda o papel da música na Semana de Arte Moderna de 1922, a partir do contexto da vida cultural e musical paulista, propondo uma reflexão crítica sobre temas como nacionalismo, provincianismo e identidade cultural. A atividade será quinta-feira, dia 23 de julho, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho neste link.

Casa Mário de Andrade

Pascoal da Conceição encena a performance “Mário de Andrade desce aos infernos”nome do título do poema que Carlos Drummond de Andrade escreveu em memória do escritor modernista. A performance inclui trecho da conferência de 1942, na qual Mário conta sobre sua inspiração dos poemas que inauguraram a Semana de Arte Moderna de 22. Na sequência, Pascoal recita e interpreta “A Meditação sobre o Tietê”, o último poema do autor. A atividade será sábado, 1º de agosto, das 16h30 às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, neste link

Casa Guilherme de Almeida

O curso “Casas-museus: Habitações da Literatura”com André Amaral, evoca testemunhos literários sobre casas-museus, com o seguinte itinerário: Ana Hatherly desenha a arquitetura de Goethe, Beethoven e Chopin; César Aira entra na casa de Lezama Lima em Havana; Serguei Dovlátov oferece um passeio pelas Colinas de Pushkin em Pskov; Julien Gracq descreve o ateliê de André Breton em Paris; Virginia Woolf apresenta as casas de Carlyle e Keats em Londres; Roberto Bolaño procura pela residência de Henri Lefebvre na Bélgica e imagina o apartamento de Enrique Lihn num país que poderia ser o Chile ou o inferno. Os encontros serão às terças-feiras, 21 e 28 de julho às 19h. As inscrições estão abertas até o dia 28 de julho, por este link.

SERVIÇO

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Páginas Abertas: Poéticas Sincrônicas – Curso Ruem os reinos: Haroldo de Campos leitor de Benjamin e Brecht
Com Diana Junkes

Terças, 21 e 28 de julho e 4 de agosto, das 19h às 21h

Plataforma: Google Meet

Inscrições até 21 de julho, neste link
 

Páginas Abertas: Poéticas Sincrônicas – Conversa sobre o livro o que se ouviu e o que não se ouviu na semana de 22
Com Lívio Tragtenberg

Quinta-feira, 23 de julho, das 19h às 21h

Inscrições até 23 de julho, neste link.

Casa Mário de Andrade

Performance | Mário de Andrade desce aos infernos
Com Pascoal da Conceição e convidados

Sábado, 1 de agosto, das 16h30 às 18h

Inscrições até 31 de julho, neste link

Casa Guilherme de Almeida

CURSO | Obras abertas: História sincrônica da literatura – Casas-museus: Habitações da literatura
Com André do Amaral

Terças-feiras, 21 e 28 de julho às 19h

Plataforma: Google Meet

Inscrições até 28 de julho neste link 

Fonte: Poiesis