Casa das Rosas abre inscrição para laboratório de criação poética multimídia

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, abre inscrições para a Cooperativa da invenção – Poesia e Tecnologia, laboratório de experimentação, criação e realização poética do Centro de Referência Haroldo de Campos.

Voltado para o público interessado em produções poéticas de caráter multimídia, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 28 de fevereiro no site www.casadasrosas.org.br. Na atividade, os participantes trabalham de forma colaborativa em torno de projetos que exploram possibilidades de criação poética a partir de novas tecnologias, além de discutir conteúdos da arte poética, linguagens híbridas, design gráfico e potencialidades da voz. Os encontros acontecem entre março e novembro, às terças, 19h00, e aos sábados, 15h00.

“A partir de agora o curso tem duração anual, o que abre a possibilidade de aprofundar muito mais o trabalho sobre a interação entre linguagem verbal, oral e visual”, explica Julio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos. Para participar do processo de seleção, o participante deve enviar três trabalhos poéticos autorais, além de uma carta de interesse de dez linhas. Os trabalhos podem ser poemas, verso ou prosa, em PDF (máximo 10 páginas por inscrito); visuais, em JPG, ou vídeos (máximo três minutos por trabalho); e sonoros (máximo três minutos por trabalho). Os trabalhos em vídeo ou sonoros podem ser enviados a partir de plataformas digitais como Youtube, Vimeo e Soundcloud, e a disponibilidade do conteúdo é de responsabilidade do candidato.

A seleção é realizada por profissionais coordenados pelo Centro de Referência Haroldo de Campos e leva em consideração a técnica e a inventividade dos trabalhos enviados, bem como o nível de envolvimento do candidato com a criação poética a partir da carta de interesse.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos, um dos criadores da poesia concreta, na década de 1950. Localizado na emblemática Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros. O museu funciona num dos raros casarões remanescentes da época inicial da Paulista, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo. Ao associar um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade ao legado de um dos principais representantes de nossos movimentos de vanguarda, a Casa das Rosas representa as transformações tanto urbanas e sociais como artísticas e culturais de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Casa das Rosas abre inscrição para Cooperativa da Invenção

Curso: de 13/3 a 1/12 (com interrupção durante o mês de julho). Terça das 19h às 21h, e sábado das 15h às 18h.

Inscrições: Até 28/2. O material da seleção deve ser compactado em formato rar ou zip e identificado com o nome completo do inscrito. Aqueles que optarem pelo envio de links de trabalhos já postados nas redes citadas anteriormente, devem colar os links no bloco de notas e enviar compactado junto a carta de interesse.

Resultado da seleção: 5/3.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

Fonte: Casa das Rosas