Até o dia 21 de fevereiro, estará em cartaz na Casa da Cultura de Lorena a Exposição de Cerâmica Katharina Dragan Rácz – Kató. A mostra conta com 25 peças feitas pela própria artista, que completaria 92 anos em 4 de fevereiro.
Katharina – conhecida como Kató, nasceu em 1928 em Beckerek, cidade hoje conhecida como Zrenjanin, na Servia, de origens austro-húngaras, emigrou com a família para o Brasil e se casou na cidade de Lorena com um outro imigrante, Zoltán.
Naturalizada brasileira desde a década de 1950, ficou viúva em 2006. Os acontecimentos pós-segunda guerra a impediram de realizar um dos seus sonhos: estudar na prestigiosa Escola de Artes Gráficas de Viena (Hohere Graphische).
Sua criatividade e inquietude artística a levaram a pintar, desenhar e evoluir em várias artes decorativas como vitrais, espelhos e jateamento em vidro, até chegar à cerâmica no final da década de 1980, já com mais de 60 anos de idade. Na cerâmica, aplicou sua criatividade em múltiplas formas e cores sempre sem a utilização de torno, que a seu ver era algo que limitava seu universo.
Katharina faleceu em 28 de julho de 2019, em vida pediu que algumas peças de seu acervo fossem doadas para a Casa da Cultura de Lorena, onde agora se encontram protegidas e preservadas como patrimônio público.
A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
SERVIÇO
Exposição de Cerâmica Katharina Dragan Rácz – Kató
Até 21 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Casa da Cultura de Lorena
Rua Viscondessa de Castro Lima, 10, Lorena/SP
Telefone: (12) 3153-1518
Gratuito
Fonte: Casa da Cultura de Lorena