Campinas investirá R$ 250 mil para reabrir Museu do Café após 5 anos

09.09.2013 n2

A Secretaria Municipal de Cultura de Campinas (SP) orçou em R$ 250 mil as obras de restauração do prédio do Museu do Café, em Campinas (SP). O espaço está fechado desde 2008 com diversos problemas na estrutura, pintura e rede elétrica. O casarão, construído em 1972, na antiga casa sede da Fazenda Taquaral, transformou-se em museu em 1996.

De acordo com o diretor de cultura, Gabriel Rapassi, a partir da análise técnica e do projeto de engenharia, serão feitos os reparos do forro, a descupinização e os acabamentos do casarão, além da recuperação do telhado para corrigir a infiltração. A reforma deve começar em três meses. “O processo já foi feito e diagnosticado, assim como a aleboração do projeto de engenharia. Agora, está no prazo de licitação, que deve demorar 90 dias”, explicou.

O prédio foi fechado após uma parte dos forros desabar. Além deste problema, entretanto, atualmente, o prédio tem fiação exposta, buracos nos tetos e um vazamento na caixa d’água que, há cerca de um ano e meio, acabou com as paredes e com o piso de pelo menos um dos espaços de exposição. O museu tem vários painéis fixados nas paredes que contam a história do café na cidade e alguns deles também foram danificados.

Interdição

O Museu do Café está fechado desde 2008, quando o Lago do Café foi interditado por causa de uma infestação de carrapato-estrela. Nesse período, o prédio se deteriorou por falta de manutenção. Em 2003, ele chegou a ser todo reformado para receber um evento.

A Secretaria da Cultura atual alega que, quando assumiu a administração, a situação do museu já estava precária. A intenção era ter reativado o espaço quando o Lago foi reaberto em maio deste ano, porém, a situação do casarão não possibilitou a execução da ideia.

Lago do Café é reaberto

Depois do polêmico abate de 20 capivaras em 2011, a Prefeitura fez a limpeza do parque e reabriu o local com algumas restrições. A capivara é hospedeira primária do carrapato-estrela, que transmite a doença. O parque fica na Avenida Heitor Penteado, ao lado do Parque Taquaral, e abre todos os dias das 6h às 19h.

Fonte: G1