Todos os anos, a Campanha #SonharoMundo desenvolve um curso preparatório que visa aprofundar a temática junto aos públicos internos dos museus participantes e para a divulgação da iniciativa junto aos públicos externos. Em 2019, com o tema “Cultura, Identidade e Cidadania”, essa atividade será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

O curso ocorre no dia 9 de Outubro, das 10h às 18h, no auditório do Museu do Futebol, permitindo que participantes possam assistir à apresentação in loco. Para isso, basta garantir sua participação por meio da Plataforma ADA, do Cadastro Estadual de Museus, entre os dias 11 e 27 de setembro. Caso você ainda não tenha um perfil na plataforma, clique aqui e veja como se inscrever.

Haverá transmissão simultânea do curso via redes sociais do Sistema Estadual de Museus e polos de transmissão também serão montados por museus e instituições parceiras no interior e litoral paulistas, o que permitirá que a atividade seja acompanhada em todo o Estado de São Paulo e fora dele.

Serviço

Curso “Cultura, Identidade e Cidadania”
Local: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/nº – Pacaembu, São Paulo/SP)
Data: 9 de Outubro
Horário: Das 10h às 18h
Inscrições: Plataforma ADA | CEM-SP, de 11 a 27 de setembro
Vagas: 150

Programação

09.10 – Manhã

A apresentação da manhã abordará a legislação que fala sobre a cultura enquanto direito humano e trará também tratados internacionais que abordem a cultura enquanto direito. Fará um paralelo dos investimentos com cultura, pelo poder público, em países desenvolvidos (França, Canadá, Alemanha, Estados Unidos etc) e o Brasil. Buscará, ainda, fazer um paralelo do consumo de cultura pela população de países desenvolvidos (França, Canadá, Alemanha, Estados Unidos etc) em relação à população brasileira. E apresentará a perspectiva da cultura como inclusão: Museu Afro Brasil; Memorial da Inclusão; Museu da Diversidade Sexual; Museu do Imigrante; etc.

Palestra 1: Memória e Identidade na garantia de Direitos!

Com a Profa. Maria Candelaria Volponi Moraes de Oliveira

Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e Graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Tem experiência nas áreas de Patrimônio Cultural, com enfase em levantamento histórico arquitetônico para subsidiar obras de restauro e educação patrimonial; em História da Cidade, História do Brasil e História Contemporânea enfatizando temas relacionados a sociedade, cultura, memória, identidade, direitos humanos e relações internacionais.

Palestra 2: Cultura numa perspectiva social e inclusiva

Com Cássio Rodrigo de Oliveira Silva

Graduado em comunicação social-jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, foi Coordenador Municipal de Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo (2005-2008); Diretor de Humanidades da Prefeitura de Santo André (2009-2010); Assessor de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (2011-2016); Coordenador Estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (2016- 2019) e atualmente atua como Assistente de Gestão de Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, no Departamento de Educação em Direitos Humanos.

9.10 – Tarde

Memorial da Resistência de São Paulo

Extramuros – Ações Educativas em Direitos Humanos com o território Luz

Com Alessandra Santiago da Silva

Graduada em História e especialista em Agente do Património Histórico (2011) pela Universidade Nove de Julho. Possui curso de extensão em Educador Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e é mestranda em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Desde 2012 trabalha no Memorial da Resistência de São Paulo onde realiza atividades que são desenvolvidas no âmbito do Programa de Ação Educativa com perfis diversos de público. Tem experiência como educadora em instituições museológicas, espaços culturais e em atividades relacionadas ao turismo e a contação de histórias.

Museu Afro Brasil

Programa Malungos: Diálogos entre Fundação Casa e Museu Afro Brasil

Com Renata dos Santos

Historiadora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e mestra em História Social pela mesma universidade. Atualmente é auxiliar de Coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Membro do Centro de Estudos Culturais e africanos da Diáspora (Cecafro) e Co-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Americanos (Nepafro).

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Questões indígenas e museus

Com Uiara Potira Ribeiro

Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada latto senso em Libras, compõe a equipe de educadores do Museu Índia Vanuíre, desenvolvendo ações e materiais educativos aos diferentes públicos, adotando estratégias que buscam a difusão do acervo museológico para o cumprimento da missão institucional.

Museu do Futebol

O Contra-Ataque do futebol feminino: aprendizados sobre produção da memória e engajamento

Com Daniela Alfonsi

Daniela Alfonsi é Antropóloga e Diretora de Conteúdo do Museu do Futebol desde 2014. Entre 2008 e 2013, foi coordenadora de documentação, pesquisa e exposições do mesmo museu, responsável pela concepção do Centro de Referência do Futebol Brasileiro. No Museu, realizou de mais de 20 exposições sobre futebol.  É Doutora em Antropologia pela USP, com pesquisa sobre esporte, patrimônio e museus.

Museu da Imigração, Museu da Diversidade Sexual e Memorial da Inclusão

Visitona – Três estações, três museus, em uma única viagem

Com Luiz Gregório

Bacharel em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo e é educador museal desde 2012. Atua no Núcleo Educativo do Museu da Imigração.